Governança acadêmica foi o tema do mais recente encontro do Ciclo de Formação Regimental
Em mais um momento de capacitação dos coordenadores de curso sobre o regimento interno da UNIVALE, docentes da instituição se aprofundaram sobre o tema da governança acadêmica, estudando os tipos de órgãos administrativos e como eles atuam para criar normas internas, deliberar e executar processos e atividades do cotidiano da universidade. O tema foi apresentado no mais recente encontro do Ciclo de Formação Regimental, na segunda-feira (1º).
O grupo de trabalho sobre governança acadêmica foi composto por Lidiane Meire Kohler (coordenadora dos cursos de Biomedicina e de Estética e Cosmética), Marianna França de Jesus (coordenadora de Arquitetura e Urbanismo) e Keveenrick Ferreira Costa (coordenador de Educação Física), com apoio da pedagoga Karla Nascimento de Almeida.

“Nós devemos conhecer as regras do jogo. Quando nós conhecemos as regras, fica muito mais fácil tomar decisões. Por serem instâncias colegiadas, quanto mais as pessoas se apropriarem das suas funções e atribuições, nós teremos deliberações de maior qualidade. E a segurança sobre o que for deliberado será maior também”, avaliou Lidiane.
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Ao apresentar a estrutura organizacional que, segundo o regimento, faz parte da governança acadêmica na UNIVALE, os professores demonstraram que conhecer de forma mais integrada os órgãos e suas atribuições fortalece a universidade por meio de uma gestão colegiada, participativa e transparente.
“Ao conhecer a organização e entender os fluxos que devem ser seguidos, a coordenação de um curso fica mais assertiva e mais fluída, evitando consultas desnecessárias a algum órgão. Se eu sei como o fluxo funciona, eu vou fazer as coisas acontecerem de forma mais rápida e mais correta. Por isso é importante os coordenadores entenderem bem a governança acadêmica, aprofundando o que a gente já conhece do fluxo da organização”, declarou Marianna.
O professor Keveenrick considera que os conhecimentos sobre governança acadêmica facilitam a comunicação entre os setores e as coordenações de cursos. “É importante a gente manter isso sempre alinhado, todo mundo sabendo onde as coisas funcionam e qual o fluxo de cada um dos processos, para minimizar o trabalho e otimizar o tempo, eliminando demandas que são enviadas para um setor que não tem essa responsabilidade”, disse o docente.

