Profissionais de saúde mental atuam com docência e no Serviço de Psicologia Aplicada da UNIVALE
Três psicólogas da UNIVALE tiveram o trabalho reconhecido pela Câmara Municipal de Governador Valadares, em sessão solene na terça-feira (26) que homenageou profissionais de saúde mental. Cada vereador indicou alguém da área para receber a homenagem, e as psicólogas Mayara Nunes Peres, Adelice Bicalho (ambas docentes do curso de Psicologia) e Aline Camargo (responsável técnica pelo Serviço de Psicologia Aplicada, a clínica da universidade) estiveram entre as indicadas. A cerimônia ocorreu na véspera do Dia do Psicólogo, celebrado em todo o país em 27 de agosto.

Além de ser professora na UNIVALE, Mayara atua há 14 anos na saúde mental em Valadares, e atualmente é coordenadora responsável pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Recebeu homenagem por indicação da vereadora Fernanda Braz.
“Esse reconhecimento de tudo que construímos até aqui é muito importante e especial, dá a certeza que estamos no caminho certo. Aproveito para fomentar e fazer boas articulações com os nossos alunos do curso de Psicologia, tais como estágios de grupo, visitas técnicas e projetos de extensão, integrando minha coordenação à minha docência, visando sempre a integração entre ensino, serviço e comunidade”, afirmou Mayara.
Você pode se interessar por:
- Edital UNIVALE Nº 081/2025 — Processo Seletivo de Estudantes Extensionistas para o projeto Quebra-Cabeça: Qualidade de vida para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Colóquio Internacional de Design 2025 terá trabalhos da UNIVALE
- Resultado — Edital UNIVALE Nº 073/2025 - Processo Seletivo de Estudantes Extensionistas para o Projeto de Extensão “UNIVALE na Praça: Cuidando das Pessoas Idosas”
Em 18 anos de profissão, Aline foi indicada pela vereadora Gilsa Santos por já ter atuado em diversas frentes de cuidado com saúde mental, incluindo psicologia social, assistência em saúde, educação e clínica. Feliz com o reconhecimento, ela destaca a responsabilidade da categoria de zelar pela saúde mental com ética, em um momento em que a sociedade está adoecida mentalmente.

“Precisamos fortalecer a nossa profissão. E o reconhecimento é uma das formas que nós temos de reforçar esse lugar da Psicologia. Nesse momento a minha trajetória foi reconhecida, assim como tantos outros colegas que também tiveram reconhecimento pelos vários serviços prestados à nossa sociedade. Eu me sinto honrada por contribuir com a Psicologia dentro da nossa cidade, com um trabalho que carrega ética e posicionamento. É o que a Psicologia requer da gente”, disse Aline.
Indicada pela vereadora Sandra Perpétuo, Adelice é formada em Pedagogia e Psicologia, mestre em Educação e docente da UNIVALE há 30 anos, além de referência no atendimento psicanalítico, especialmente no cuidado com crianças com transtornos de aprendizagem – área em que abriu caminhos já nos anos 1980, quando o tema ainda era pouco discutido.
“Recebo essa homenagem com imensa honra e gratidão. Vim para Valadares com minha família e aqui construí minha vida. A Psicologia sempre foi minha grande motivação, e poder contribuir para a saúde mental da comunidade é algo que me enche de orgulho. Trabalhar na UNIVALE foi fundamental para meu crescimento, pois me manteve atualizada, antenada e, acima de tudo, mais humanizada na minha prática profissional”, declarou Adelice.
