Publicação da UNIVALE Editora reúne casos exitosos realizados por docentes e pesquisadores da instituição
Entre os inúmeros desafios vividos pela educação, na sua condição de enriquecer o nível das perguntas e o valor das respostas à sociedade, poucos são tão prementes — e permanentes — como a inclusão. O tema tem-se mostrado presente nos corredores das escolas, nas salas de aula, na literatura e também nas políticas públicas e no âmbito da iniciativa privada — sendo muitas vezes usado como valioso atributo dos esforços de marketing de algumas marcas. Porém, quando se fala de experiências e relatos sobre tentativas, aprimoramentos e êxitos, ainda há muito o que ser compartilhado e refletido.

A fim de contribuir para as questões que compõem o quadro atual, a Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) acaba de publicar o livro “Práticas Interdisciplinares sobre Inclusão e Acessibilidade na UNIVALE”. Trata-se de uma coletânea com vinte e cinco trabalhos de pesquisadores e professores da instituição, cada um com um relato distinto, mas todos unidos pelo propósito de ampliar o debate sobre a educação inclusiva, em conformidade com políticas educacionais no ensino superior.
Ao longo dos trabalhos, autores e autoras são coadjuvantes em diferentes cenários. Além disso, são gratos espectadores da conversão da teoria em práticas propositivas em benefício da sociedade. Em um jogo de cena que propõe uma transformação mútua, os protagonistas são os alunos e as alunas, a comunidade e o conhecimento. No final, narrativas, artigos científicos e experiências múltiplas de projetos nascidos em salas de aula ganham o mundo ao tornarem-se histórias públicas. Todos ganham, enfim.
Confira o livro na íntegra de forma gratuita pelo link: https://editora.univale.br/praticas-interdisciplinares-de-inclusao-e-acessibilidade/