Projeto busca dar visibilidade às infâncias, propondo a escuta qualificada de crianças sobre temas como produção, consumo, desigualdade e justiça econômica
Reconhecer a escuta das crianças como força transformadora da sociedade é o princípio que orienta a participação da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) no projeto internacional “Infâncias da América Latina - desenhando a Economia”. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Universidad Nacional de Río Negro (UNRN), na Argentina, e conta com o apoio da Unicef Latinoamericana. O projeto reúne pesquisadores de dez países da América Latina e do Caribe com o objetivo de investigar como as crianças compreendem os processos econômicos em suas comunidades, por meio de produções gráficas e textuais elaboradas pelas próprias infâncias.
Representando o Brasil, a UNIVALE compõe a pesquisa com uma equipe vinculada ao programa de pós-graduação em Gestão Integrada do Território (GIT) e ao Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (Niesd). A equipe brasileira é formada pelas professoras Maria Terezinha Bretas Vilarino (coordenadora local), Karla Nascimento de Almeida e pelo professor Valdicélio Martins dos Santos, todos com atuação no curso de Pedagogia e trajetória consolidada em estudos das infâncias, arte e educação. Uma egressa do curso de Pedagogia e do mestrado GIT, a argentina Andrea Cecília Moreno, também compõe a equipe de forma voluntária.

O projeto internacional busca dar visibilidade às vozes infantis, propondo a escuta qualificada de crianças sobre temas como produção, consumo, desigualdade e justiça econômica. Em Governador Valadares, cidade-sede da UNIVALE, as atividades envolvem crianças de cinco escolas das redes pública e privada, promovendo o protagonismo infantil em um contexto historicamente marcado pela desigualdade social.
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A pesquisa se insere nas diretrizes de internacionalização da UNIVALE, fortalecendo parcerias acadêmicas de cooperação Sul-Sul, ampliando a atuação da universidade em temas de impacto social. “A proposta é relevante ao reconhecer as crianças como produtoras de saberes e interpretações sobre o mundo. Escutá-las é essencial para pensar políticas públicas mais justas e sensíveis às suas realidades”, destaca a coordenadora Maria Terezinha.
A participação da UNIVALE foi oficializada em novembro de 2024, com o envio de carta de intenções assinada pela reitoria. Desde então, a equipe brasileira vem contribuindo ativamente para o planejamento e adaptação metodológica, respeitando as normativas éticas brasileiras. O projeto está em fase de aprovação pelo Comitê de Ética e tem previsão de início das atividades de campo ainda em 2025.
Além de gerar conhecimento científico sobre a percepção infantil da economia, o projeto pretende subsidiar recomendações de políticas públicas baseadas nas vozes das próprias crianças. “Mais do que uma pesquisa, trata-se de um movimento ético e político em favor da escuta das infâncias, especialmente das mais vulnerabilizadas”, afirma o professor Valdicélio.

