Inscrições para o Teatro Universitário terminam nesta sexta-feira (13)

09 agosto, 2021

O Grupo Teatro Universitário (GTU) da Univale está com inscrições abertas para o curso de teatro até o dia 13 de agosto. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas, sendo 10 para estudantes da universidade e o restante para a comunidade externa. Neste ano, as aulas serão realizadas semanalmente, e ao final será feita a montagem de um espetáculo. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário com os seus dados e falar um pouco sobre sua experiência com a arte.

Conheça um pouco mais sobre a história do Teatro Universitário

O Grupo Teatro Universitário da Univale foi criado em 2016, com o objetivo de atender os alunos de todos os cursos de graduação, pós-graduação e os colaboradores da universidade.

O projeto nasceu da necessidade de expansão e acesso a arte e cultura na universidade e na comunidade, visto que não existia nenhum curso de teatro voltado para estudantes universitários em Governador Valadares.

Ao longo dos anos, o GTU fez a montagem de dois espetáculos teatrais e se apresentou em quatro espaços culturais diferentes na cidade: a Galeria Monhagara, Univale, CEU das Artes e Colégio Imaculada Conceição, além de produzir diversas peças audiovisuais com o “Poesias no caos”, “Dicas culturais” e “Sete pecados da Pandemia”.

De acordo com o professor do curso de Pedagogia, Valdicélio dos Santos, que coordena o projeto, em 2019 o grupo dá um passo importante em sua formação com a aprovação no Edital Doce, proposto pela Fundação Renova. Contudo, devido à pandemia da Covid-19, o projeto não pôde ser iniciado de forma presencial. Em conversas, reuniões e reflexões, surgiu a ideia da realização das propostas de modo virtual durante o ano de 2021.

“É neste cenário presencial e virtual que se desenha o GTU, que sempre teve como proposta o teatro como elemento de fruição, catalisador da cultura, o que possibilita o desenvolvimento integral de sujeitos por meio da prática educativa, ligada à formação de uma consciência crítica e sociocultural, através das trocas de conhecimentos”, destaca o coordenador do projeto.

Uma das apresentações mais marcantes, de acordo com Valdicélio, foi a primeira, intitulada "Dispa-se", que tratou sobre as mazelas humanas buscando desconstruir preconceitos como racismo, homofobia, gordofobia e outras questões tão complexas para o desenvolvimento de uma sociedade mais humanizada. Outra apresentação que o professor destaca foi realizada de forma virtual:"Os 7 pecados da pandemia", que aconteceu via Google Meet, na qual cada integrante montou uma cena em casa.

O professor ainda  conta sobre o que espera da retomada do grupo do teatro. “As expectativas são as melhores possíveis, pois assim poderemos explorar outros campos, teremos apoio de outra empresa que está investindo em nosso trabalho e acreditando que a arte pode e deve fazer parte do cotidiano das pessoas. Dessa vez, não teremos somente estudantes da Univale, mas também da comunidade, o que mostra a necessidade da descentralização da arte, permitindo que todos se apropriem desse campo”, finaliza.