Primeira experiência do projeto de extensão com insetos sociais foi apresentada em congresso internacional pela professora Renata Campos
Por: Natalia Lima Amaral
A professora do mestrado em Gestão Integrada do Território e do curso de Agronomia da UNIVALE, Renata Campos, participou do evento internacional Insetos Sociais em Rede (ISR), realizado de maneira remota em outubro e novembro deste ano. Ela abordou sobre a importância do diálogo entre a academia e as práticas da profissão agrícola, dentro dos estudos da Entomologia, a área científica dedicada para o estudo das características físicas e comportamentais dos insetos.
Os estudos em Entomologia, sobre insetos sociais, são de extrema importância para o desenvolvimento da agronomia, além de serem de grande utilidade para os produtores rurais. Mas, segundo a professora Renata Campos, há falta de diálogo entre essas duas frentes de conhecimento. E foi com base nos ideais da Ciência Cidadã que ela questionou o distanciamento existente entre a produção científica da área e o conhecimento prático dominado pelos produtores rurais.
A partir dessa questão, surgiu o trabalho “Contribuições de conversas com produtores rurais para a formação de estudantes de agronomia”, apresentado no evento internacional. Desenvolvida em parceria com o coordenador do curso de Agronomia da UNIVALE, Maykon Dias Cezário, a proposta de uma atividade de extensão levou os alunos do 2º e 4º período do curso para o campo, colocando-os em contato direto com os produtores. Para a professora Renata, o objetivo foi cumprido com sucesso.
“Foi muito interessante, porque o movimento que pudemos presenciar levou os alunos a aprenderem com os produtores rurais, e também se motivarem para estudar sobre o que eles ouviram, para por fim devolver mais aprendizado para os produtores, por meio dos vídeos que eles produziram e estão divulgando agora. Além disso, foi interessante porque nós pudemos compartilhar essa experiência com muitas outras pessoas, por meio da participação no Insetos Sociais em Rede”.
A atividade que inaugurou a proposta foi realizada pelos alunos ao longo do segundo semestre de 2021. Os produtores foram selecionados pelos próprios estudantes e há entrevistados do Espírito Santo e até de outras cidades mais distantes de Valadares.
Confira a apresentação no link do YouTube.