A proposta do livro é reunir produções culturais que registram histórias e vivências do Vale do Rio Doce
Por: Natalia Lima Amaral
Na manhã desta quinta-feira (10/11) acontecerá o lançamento do livro “Desastres no rio Doce: olhares e percepções”, que reúne contos, poesias, crônicas e fotografias que registram histórias vivenciadas no Vale do Rio Doce após o desastre de 5 de novembro de 2015, com o rompimento da barragem de rejeitos da Samarco. O evento acontecerá às 11h no Auditório A, localizado no campus II da Universidade, dentro da programação do 7º Seminário Integrado do Rio Doce.
O livro foi organizado pelas professoras Lissandra Lopes Coelho Rocha, reitora da UNIVALE, e Adriana de Oliveira Leite Coelho, pró-reitora de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, regulamentado a partir do I Concurso Literário UNIVALE. Foram selecionados contos, crônicas e poesias nas categorias Infantil, Infantojuvenil, Adulto e Terceira Idade.

Com o objetivo de incentivar e divulgar a produção de textos, resgatando histórias, o concurso teve seu resultado divulgado dia 28 de setembro de 2018 e sua versão física está disponível na biblioteca da Universidade. “O projeto sempre teve esse propósito de registrar as memórias desse desastre e o lançamento do livro é fundamental para reavivar na memória das pessoas os impactos ainda persistentes do desastre da Samarco, Vale e BHP”, destaca a professora Lissandra.