Pesquisadores de diversas áreas agrícolas se reuniram para escrever o livro “Agricultura 5.0”, que aborda avanços tecnológicos na produção de alimentos. Entre eles está o professor do curso de Agronomia da UNIVALE e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurílio Fernandes de Oliveira, que escreve sobre o uso das ferramentas da chamada agricultura 5.0, como a inteligência artificial, no controle de plantas daninhas.
“O objeto do capítulo é trazer à tona como é a relação entre as ferramentas da chamada Agricultura 5.0 no manejo de plantas daninhas na prática, descrevendo quais as tecnologias estão disponíveis e sendo comercializadas no controle de plantas daninhas”, comentou o professor.
Intitulado “Perspectivas da Agricultura 5.0 para o manejo de plantas daninhas”, o capítulo de autoria do professor Maurílio mostra que o uso da inteligência artificial e da robótica no controle de plantas daninhas já é uma realidade comercial nos países europeus e nos Estados Unidos.
Você pode se interessar por:
- Orquestra Filarmônica UNIVALE realiza concerto “Gerações” em celebração à música brasileira
- Cultura em movimento: professores da UNIVALE são premiados por suas trajetórias artísticas e pelo espetáculo Nosso Chão
- Edital Nº 068/2025 — Processo Seletivo de Estudantes Extensionistas para o Programa de Extensão (PGE) Centro de Atendimento Interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia (CAIGE)
“Há uma gama de implementos, robôs utilizando diferentes métodos para o controle de plantas daninhas, como infravermelho, uso de métodos mecânicos, com marcação por GPS de alta precisão, uso de identificação de plantas daninhas por algoritmos de inteligência artificial, e uso de algoritmos para a aplicação de herbicidas a taxas variadas. Todas essas ferramentas estão disponíveis para serem usadas nas lavouras da Europa e dos Estados Unidos”, explicou Maurílio.
Agricultura 5.0 já está à venda
O livro já está à venda em formato impresso e pode ser adquirido clicando aqui. A obra tem prefácio do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, e é organizada por Rildo Leite, Aluízio Borém e Antônio Borges Júnior.
