Sumário
Foi lançado, na última quarta-feira (6), o livro “Conversando com a cidade: cartografia de territórios educativos em bairros de Governador Valadares”. A obra, fruto de um projeto de pesquisa inovador, reúne professoras do mestrado em Gestão Integrada do Território da UNIVALE (GIT), estudantes da Escola Padre Eulálio Lafuente Erloz e profissionais da escola, em uma colaboração interdisciplinar.
O projeto, apoiado pela Fundação Percival Farquhar (FPF) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), é uma produção do Núcleo Interdisciplinar Educação, Saúde e Direitos (Niesd), laboratório do GIT.
A proposta é cartografar os territórios vividos e educativos do bairro Santa Helena, explorando diferentes perspectivas e saberes. Segundo a pesquisadora e professora do GIT, Maria Celeste, “a pesquisa abrange distintas áreas de formação, o que provocou uma multiplicidade de olhares, saberes e práticas que contemplam as diferentes maneiras e possibilidades de produzir narrativas sobre um bairro, por meio de cartografias”. Ainda segundo a pesquisadora: “a publicação tem um valor científico significativo, mas também busca contribuir para a comunidade em geral, não se restringindo apenas ao meio acadêmico”.
A cartografia abrange diversas áreas, como arte e cultura, acessibilidade, ambiente, escola, espaços educativos, história, tecnologias digitais e saúde. Através dessa abordagem multifacetada, busca-se fortalecer os vínculos entre a escola, o bairro e a cidade, promovendo um diálogo enriquecedor.
O livro foi publicado pela UNIVALE Editora e tem como objetivo popularizar o acesso à ciência. “Ficamos muito felizes em poder participar da publicação deste livro, que tem muito a contribuir para a comunidade em geral. É um livro que fala de Valadares, que é divulgado por uma editora da cidade”, afirmou a diretora da UNIVALE Editora, a professora Deborah Vieira.
A obra é a primeira de uma série de três edições que vão tratar de bairros de Governador Valadares. A pesquisa completa deve ser concluída no próximo ano, e pretende compartilhar as perspectivas para abrir um diálogo mais amplo sobre as questões sociais e urbanas presentes em nossa cidade.
Fotos: ASCOM/PREFEITURA
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios