Alunos do 1º período de Medicina Veterinária da Univale demonstram algumas das possibilidades de atuação profissional na área a estudantes do ensino médio e dos 8º e 9º anos do ensino fundamental da Escola Estadual Israel Pinheiro, no Bairro de Lourdes. Acompanhados de professores do curso, os universitários realizaram a Feira de Especialidades do Médico Veterinário na manhã desta terça-feira (18).
A professora Kelly Lima era uma dos docentes acompanhando os alunos na Feira de Especialidades. Ela explica que, das mais de 60 áreas em que é possível o veterinário atuar na profissão, 14 estavam representadas por grupos de alunos da Univale. Embora os alunos ainda estejam no início da trajetória universitária, Kelly destaca a importância de que os futuros médicos veterinários conheçam as possibilidades de carreira.
“Muitas pessoas têm a crença de que o médico veterinário só trabalha em clínicas ou cirurgias. A gente está mostrando as diversas possibilidades para, quem sabe, os alunos de hoje terem mais interesse nessa área”, comentou. A professora elogiou também o entusiasmo dos alunos da Escola Israel Pinheiro, alguns já em idade de escolher a futura profissão, e que demonstraram interesse na Medicina Veterinária.
Possibilidades dentro da Veterinária
Estudante de Veterinária na Univale, Martha Azevedo apresentou aos alunos da Israel Pinheiro a possibilidade de atuar na indústria de sais minerais, utilizado como complemento para suprir nutrientes na alimentação. O veterinário que atua nessa especialidade, explicou Martha, tem entre as atribuições a de avaliar a qualidade da matéria prima, monitorar etapas do processo de produção e garantir que o produto seja rico em nutrientes e livre de contaminação.
“Ainda não defini se vou trabalhar com animais de grande ou pequeno porte, e são mais de 60 áreas que o médico veterinário pode atuar, mas eu quero trabalhar para o bem-estar animal. Nosso grupo escolheu este tema porque é sobre nutrição e bem-estar animal”, disse.
Martha também falou do interesse dos jovens da Escola Israel Pinheiro. “Eles estão bastante receptivos, fazendo perguntas e surpresos em saber que o veterinário atua nessa área. Também estou muito surpresa com a recepção deles, eles fazem muitas perguntas”, afirmou.
Já João Victor Almeida de Araújo, também aluno de Medicina Veterinária da Univale, demonstrou como é a atuação do veterinário na produção bovina, especialidade que ele pretende seguir ao se formar. “É uma área importante, com certeza é a minha área. A vida inteira, é o que sempre tive vocação. É o que eu gosto e na apresentação eu já falo com os alunos. Espero que eu consiga passar pra eles o mesmo carinho que tenho pela área”. A curiosidade dos alunos da Escola Israel Pinheiro também chamou a atenção de João Victor: “Eles perguntam, querem saber como as coisas funcionam. Acham muito interessante, comentam que já viram algo parecido no Globo Rural”.
Estímulo a alunos do ensino médio
A diretora da Escola Estadual Israel Pinheiro, Ana Cristina Marques de Oliveira, espera que a Feira de Especialidades realizada por alunos da Univale tenha sido um estímulo aos estudantes que estão prestes a concluir o ensino médio. “É de extrema importância, principalmente para os alunos que vão concluir o ensino médio e vão fazer o Enem. Eles podem vislumbrar um curso que é novo na cidade, e relevante. Essa aproximação da universidade com o ensino médio abre possibilidades para os estudantes, eles sentem que podem cursar uma faculdade. É muito importante gerar essa expectativa”, declarou a diretora.