Elevação da nota do mestrado em Gestão Integrada do Território é um reconhecimento do trabalho que vem sendo construído por professores, gestores e alunos ao longo de mais de 15 anos
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Gestão Integrada do Território (PPG-GIT), da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), alcançou Nota 4 na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), resultado que reconhece o amadurecimento acadêmico do programa de mestrado e a consistência de sua proposta formativa no campo dos estudos territoriais.
A avaliação considerou critérios como a organização do programa, a qualidade da formação oferecida, a produção científica, o impacto na sociedade e os níveis de inserção nacional e internacional. No caso do mestrado em Gestão Integrada do Território da UNIVALE, a Capes destacou a clareza da área de concentração em Estudos Territoriais, a coerência entre linhas de pesquisa, projetos e disciplinas, além da forte marca da interdisciplinaridade, que articula diferentes campos do conhecimento, como ciências humanas, saúde, direito, meio ambiente e ciências agrárias.

Esse resultado dialoga com um processo contínuo de planejamento e autoavaliação, construído de forma coletiva, que tem orientado o fortalecimento do programa e o alinhamento entre proposta acadêmica, formação discente e produção científica. A infraestrutura exclusiva do PPG-GIT, composta por laboratórios interdisciplinares, biblioteca acessível, espaços de convivência acadêmica e recursos tecnológicos, foi igualmente avaliada de forma altamente positiva, contribuindo para a qualidade das atividades de ensino e pesquisa.
Você pode se interessar por:
- Pesquisas da UNIVALE ganham projeção internacional em congresso e livro sobre comunicação, território e reexistência
- Egressa de Medicina Veterinária é aprovada para residência em clínica de pequenos animais na UFMG
- Clínicas Integradas da UNIVALE realizam cerca de 92 mil ações em saúde em 2025 e ampliam acesso a atendimentos especializados em Governador Valadares
O avanço do programa de mestrado também se insere no contexto das políticas da Capes voltadas à redução das assimetrias regionais na pós-graduação brasileira. Nesse cenário, o PPG-GIT foi contemplado no Programa de Apoio à Pós-Graduação (PRAPG), alcançando o 8º lugar em edital nacional, o que possibilitou investimentos estratégicos para sua consolidação e crescimento.

Ao conjugar rigor acadêmico, compromisso social e planejamento institucional, o PPG-GIT reafirma seu papel na formação de profissionais e pesquisadores comprometidos com os desafios territoriais contemporâneos, consolidando-se como um programa em expansão e alinhado às diretrizes nacionais de fortalecimento da pós-graduação.

Para o coordenador interino do GIT, professor Leonardo Leão, a elevação da nota do mestrado da UNIVALE para o conceito 4 pela Capes é um reconhecimento muito importante do trabalho que vem sendo construído por professores, gestores e alunos ao longo de mais de 15 anos. “A nota 4 confirma a maturidade acadêmica do programa, a qualidade das nossas pesquisas desenvolvidas e o impacto que geramos para o território, para a universidade e para a sociedade. Para a UNIVALE, é um marco institucional, porque fortalece ainda mais sua presença na pós-graduação stricto sensu e na produção de conhecimento interdisciplinar”, salientou o professor.
O conceito obtido na avaliação quadrienal da Capes, acrescenta o coordenador, abre portas para que o Programa de Pós-Graduação implemente um doutorado em Gestão Integrada do Território. “Do ponto de vista prático, essa nova nota nos permite agora a habilitação para submeter uma proposta de doutorado por meio do APCN [processo de autorização para criar um novo curso de pós-graduação stricto sensu], o que representa um avanço natural na trajetória do GIT. Ainda é um processo que exige planejamento e responsabilidade, mas sem dúvida esse resultado abre uma nova perspectiva de futuro para o programa e para a universidade”, afirmou Leonardo.








