Na crescente complexidade dos desafios contemporâneos, as ciências, a tecnologia e a inovação devem ser incentivadas para promover o bem-estar social, especialmente através do fortalecimento de ciências interdisciplinares que dialoguem com a sociedade e outros modos de conhecimento. A democratização do conhecimento científico é essencial para garantir o direito à informação e à participação social, estimulando o engajamento das pessoas na resolução dos problemas ambientais, sociais e econômicos que afetam a todos.
O programa busca popularizar o conhecimento científico produzido pelos seus pesquisadores e alunos para a sociedade em geral, de forma a contribuir para a formação de uma sociedade mais crítica e participativa, promovendo o diálogo e a troca de experiências. Sendo assim, a popularização da ciência é fundamental para a consolidação de uma sociedade mais consciente e engajada com os desafios contemporâneos, em que a ciência e a tecnologia sejam vistas como instrumentos para a construção de um futuro melhor.
A iniciativa do Pint of Science surgiu em 2013, no Reino Unido, a partir da ideia de Michael Motskin e Praveen Paul, neurocientistas do Imperial College London, na Inglaterra. Tudo começou com um evento chamado ‘Meet the Researchers’, que buscava convidar pessoas afetadas por doenças degenerativas para conhecer as pesquisas desenvolvidas no laboratório dos doutores.
No Brasil o evento chegou em 2015 por meio do Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, acontecendo em mais de 179 cidades. Em Governador Valadares, o GIT se faz presente em diversas mesas-redondas, como os professores Renata Campos, Hernani Santana, Sérvio Ribeiro, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e Mariana Alcântara (professora da rede estadual) abordaram questões sobre a relação de codependência do ser humano com a natureza na edição de 2022.
Confira uma matéria sobre clicando aqui.
Fortes com o compromisso de popularização da ciência e em devolver conhecimento para a comunidade de Governador Valadares e região, os professores do Mestrado GIT estão sempre à disposição para atender as dúvidas da população, que surgem em relação à diversas áreas. Uma das maneiras de atender à todos e propagar informação em prol do bem-estar das pessoas é por meio de entrevistas em telejornais do município.
Confira uma das entrevistas clicando aqui.
O Programa “Ed Pesquisa!” é um produto de extensão do Mestrado em Gestão Integrada do Território, em parceria com a UNIVALE TV. A proposta do programa é fomentar a popularização da ciência a partir de entrevistas temáticas com professores, pesquisadores, alunos e egressos do GIT, em interface com a graduação e com a comunidade externa. Com periodicidade semanal, é transmitido todas as quintas-feiras as 13h40 na TV Leste (Rede Record) e às 14h no Canal da UNIVALE TV no Youtube. O programa conta com acessibilidade comunicativa, com a disponibilização de tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
“Caminhando e conversando com a cidade: entradas para uma cartografia territorial” é uma Tecnologia Social que propõe uma ferramenta teórica-metodológica para a realização de cartografias territoriais baseadas no cotidiano e experiências de estudantes de educação básica. É resultado do Projeto de Pesquisa “Conversando com a cidade: cartografias de territórios educativos em bairros de Governador Valadares”, financiado pela Fapemig e FPF. A ferramenta proposta, construída e testada nesse projeto, pode contribuir com educadores/as e pesquisadores/as interessados na construção de elos entre a escola e o bairro, a escola e a cidade, em um movimento dialógico, contribuindo para a popularização da ciência.
O e-book é fruto do projeto de pesquisa "Conversando com a cidade: cartografia de territórios educativos em três bairros de Governador Valadares" (apoio Fapemig) e é um material de popularização da ciência. Sua produção reuniu estudantes da Escola Municipal Pe. Eulálio Lafuente Erloz, profissionais da escola e pesquisadores/as da UNIVALE (professores, estudantes e egressos do Mestrado GIT) com distintas áreas de formação, o que provocou uma multiplicidade de olhares, saberes, práticas que contemplam as diferentes maneiras e possibilidades de produzir narrativas sobre um bairro, por meio de cartografias.
O e-book é fruto do projeto de pesquisa "Conversando com a cidade: cartografia de territórios educativos em três bairros de Governador Valadares" (apoio Fapemig) e é um material de popularização da ciência. Sua produção reuniu estudantes da Escola Estadual Carlos Luz, profissionais da escola e pesquisadores/as da UNIVALE (professores, estudantes e egressos do Mestrado GIT) com distintas áreas de formação, o que provocou uma multiplicidade de olhares, saberes, práticas que contemplam as diferentes maneiras e possibilidades de produzir narrativas sobre um bairro, por meio de cartografias.
O e-book é fruto do projeto de pesquisa "Conversando com a cidade: cartografia de territórios educativos em três bairros de Governador Valadares" (apoio Fapemig) e é um material de popularização da ciência. Sua produção reuniu estudantes da Escola Municipal Ivo de Tassis, profissionais da escola e pesquisadores/as da UNIVALE (professores, estudantes e egressos do Mestrado GIT) com distintas áreas de formação, o que provocou uma multiplicidade de olhares, saberes, práticas que contemplam as diferentes maneiras e possibilidades de produzir narrativas sobre um bairro, por meio de cartografias.
“Aventuras da Garota Reparo na Escola” é fruto de uma experiência educativa que alia linguagem acessível, criatividade e engajamento juvenil à reflexão crítica sobre o direito à cidade. Produzida por estudantes da Escola Municipal Pe. Eulálio Lafuente Elorz, em parceria com pesquisadores vinculados ao Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT/Univale), a publicação surge como desdobramento do projeto de pesquisa “Conversando com a cidade”. A proposta dá voz às juventudes ao mesmo tempo em que promove a apropriação do espaço escolar como território de ação, cuidado e transformação. Por meio da figura de uma super-heroína adolescente, criada e desenhada pelos próprios estudantes, o gibi dialoga com temas como cidadania, coletividade, justiça urbana e diversidade, transformando conhecimento acadêmico em ferramenta de leitura e intervenção sobre o mundo vivido. A iniciativa exemplifica o compromisso do Programa GIT com a popularização da ciência, ao tornar o saber acessível e relevante para a formação crítica de crianças, adolescentes e da comunidade escolar.
O programa “Questão de Direito” é um produto de extensão interdisciplinar que promove diálogos enriquecedores ao receber autoridades em temas relacionados a diversas outras áreas do conhecimento, como direito, estudos territoriais, saúde, literatura, educação, migração, lutas sociais, mediação, história, filosofia, sociologia, entre outros. O programa desempenha um papel importante na democratização da educação ao ser exibido em TV aberta e permanecer acessível a todos no canal da Univale no YouTube, ampliando seu alcance e impacto. Além disso, a iniciativa atende a objetivos pedagógicos ao proporcionar conteúdos educativos de qualidade, incentivando reflexões críticas e aproximando o público de discussões contemporâneas sobre temas jurídicos e interdisciplinares.