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Popularização da ciência

Ciencia-Cidada-Irlanda

Na crescente complexidade dos desafios contemporâneos, as ciências, a tecnologia e a inovação devem ser incentivadas para promover o bem-estar social, especialmente através do fortalecimento de ciências interdisciplinares que dialoguem com a sociedade e outros modos de conhecimento. A democratização do conhecimento científico é essencial para garantir o direito à informação e à participação social, estimulando o engajamento das pessoas na resolução dos problemas ambientais, sociais e econômicos que afetam a todos.

O programa busca popularizar o conhecimento científico produzido pelos seus pesquisadores e alunos para a sociedade em geral, de forma a contribuir para a formação de uma sociedade mais crítica e participativa, promovendo o diálogo e a troca de experiências. Sendo assim, a popularização da ciência é fundamental para a consolidação de uma sociedade mais consciente e engajada com os desafios contemporâneos, em que a ciência e a tecnologia sejam vistas como instrumentos para a construção de um futuro melhor.

Confira ações de popularização da ciência

A coletânea “Conversas com o rio Doce” é composta por 13 cadernos temáticos, que têm como objetivo proporcionar boas conversas para diferentes pessoas e grupos que queiram compartilhar aprendizagens e saberes sobre o rio e com o rio.

A elaboração deste material é fruto dos projetos “Relação com o saber e Educação Ambiental: uma pesquisa com estudantes em tempo integral”, apoiado pelo CNPq, e "Conversando com a cidade: cartografia de territórios educativos em três bairros de Governador Valadares ", apoiado pela Fapemig, ambos desenvolvidos na Univale, tomando o rio Doce como objeto de saber.

Acesse o acervo da UNIVALE Editora para acessar os e-books.
A visita de alunos do ensino médio da Escola Estadual Israel Pinheiro ao campus da UNIVALE, promovida pelo Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional (NEDER), é um exemplo de como a aproximação entre universidade e educação básica contribui para a popularização da ciência. A iniciativa integrou o projeto “Olhar sobre a tela”, contemplado em edital estadual, e envolveu estudantes na criação de um curta-metragem sobre suas percepções do espaço escolar e os impactos do novo ensino médio. Com apoio do Mestrado GIT, os jovens foram introduzidos aos fundamentos da pesquisa científica e à reflexão crítica sobre seus próprios territórios vividos, conectando saberes escolares e acadêmicos em um processo de formação cidadã e investigativa. A ação reafirma o compromisso do Programa com a democratização do conhecimento e com o fortalecimento do pensamento crítico desde a educação básica.

Acesse o link e saiba mais
Desde 2023, o Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), por meio do Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional (NEDER), desenvolve uma parceria com o Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Harvard (EUA). Essa cooperação internacional tem proporcionado visitas ao campus da UNIVALE e a espaços significativos de Governador Valadares por professores e estudantes norte-americanos interessados em compreender o fenômeno migratório da região. As atividades incluem rodas de conversa, trocas com estudantes da graduação e do GIT, experiências culturais e percursos urbanos, promovendo o diálogo entre ciência, território e comunidade. A iniciativa exemplifica o compromisso do programa com a internacionalização e a popularização do conhecimento científico, aproximando saberes locais e globais, e tornando mais acessível a reflexão sobre temas como migração, justiça social e memória coletiva.

Saiba mais:
UNIVALE recebe visita de Harvard
Estudantes e professores de Harvard visitam campus da UNIVALE
A Roda de Saberes é um programa do curso de Pedagogia, em parceria com o Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) produzido com a participação de estudantes da graduação e do GIT, escolas de educação básica e movimentos sociais. As temáticas são voltadas para a educação com resultados de pesquisas desenvolvidas no GIT, e por outros cursos de graduação da UNIVALE com vistas à popularização da ciência.

Assista no Youtube
Mesas-redondas no Pint of Science

A iniciativa do Pint of Science surgiu em 2013, no Reino Unido, a partir da ideia de Michael Motskin e Praveen Paul, neurocientistas do Imperial College London, na Inglaterra. Tudo começou com um evento chamado ‘Meet the Researchers’, que buscava convidar pessoas afetadas por doenças degenerativas para conhecer as pesquisas desenvolvidas no laboratório dos doutores.

No Brasil o evento chegou em 2015 por meio do Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, acontecendo em mais de 179 cidades. Em Governador Valadares, o GIT se faz presente em diversas mesas-redondas, como os professores Renata Campos, Hernani Santana, Sérvio Ribeiro, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e Mariana Alcântara (professora da rede estadual) abordaram questões sobre a relação de codependência do ser humano com a natureza na edição de 2022.

Confira uma matéria sobre clicando aqui.

GIT na mídia

Fortes com o compromisso de popularização da ciência e em devolver conhecimento para a comunidade de Governador Valadares e região, os professores do Mestrado GIT estão sempre à disposição para atender as dúvidas da população, que surgem em relação à diversas áreas. Uma das maneiras de atender à todos e propagar informação em prol do bem-estar das pessoas é por meio de entrevistas em telejornais do município.

Confira uma das entrevistas clicando aqui.

Ed Pesquisa!

O Programa “Ed Pesquisa!” é um produto de extensão do Mestrado em Gestão Integrada do Território, em parceria com a UNIVALE TV. A proposta do programa é fomentar a popularização da ciência a partir de entrevistas temáticas com professores, pesquisadores, alunos e egressos do GIT, em interface com a graduação e com a comunidade externa. Com periodicidade semanal, é transmitido todas as quintas-feiras as 13h40 na TV Leste (Rede Record) e às 14h no Canal da UNIVALE TV no Youtube. O programa conta com acessibilidade comunicativa, com a disponibilização de tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Confira no Youtube

Caminhando e conversando com a cidade: entradas para uma cartografia territorial

“Caminhando e conversando com a cidade: entradas para uma cartografia territorial” é uma Tecnologia Social que propõe uma ferramenta teórica-metodológica para a realização de cartografias territoriais baseadas no cotidiano e experiências de estudantes de educação básica. É resultado do Projeto de Pesquisa “Conversando com a cidade: cartografias de territórios educativos em bairros de Governador Valadares”, financiado pela Fapemig e FPF. A ferramenta proposta, construída e testada nesse projeto, pode contribuir com educadores/as e pesquisadores/as interessados na construção de elos entre a escola e o bairro, a escola e a cidade, em um movimento dialógico, contribuindo para a popularização da ciência.

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Conversando com a cidade - Cartografias no Bairro Santa Helena, Governador Valadares - MG: Territórios vividos e territórios educativos

O e-book é fruto do projeto de pesquisa "Conversando com a cidade: cartografia de territórios educativos em três bairros de Governador Valadares" (apoio Fapemig) e é um material de popularização da ciência. Sua produção reuniu estudantes da Escola Municipal Pe. Eulálio Lafuente Erloz, profissionais da escola e pesquisadores/as da UNIVALE (professores, estudantes e egressos do Mestrado GIT) com distintas áreas de formação, o que provocou uma multiplicidade de olhares, saberes, práticas que contemplam as diferentes maneiras e possibilidades de produzir narrativas sobre um bairro, por meio de cartografias. 

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Conversando com a cidade - Cartografias na Comunidade do Morro do Carapina, Governador Valadares - MG: Territórios vividos e territórios educativos

O e-book é fruto do projeto de pesquisa "Conversando com a cidade: cartografia de territórios educativos em três bairros de Governador Valadares" (apoio Fapemig) e é um material de popularização da ciência. Sua produção reuniu estudantes da Escola Estadual Carlos Luz, profissionais da escola e pesquisadores/as da UNIVALE (professores, estudantes e egressos do Mestrado GIT) com distintas áreas de formação, o que provocou uma multiplicidade de olhares, saberes, práticas que contemplam as diferentes maneiras e possibilidades de produzir narrativas sobre um bairro, por meio de cartografias.

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Conversando com a cidade - Cartografias no Bairro Turmalina, Governador Valadares - MG: Territórios vividos e territórios educativos

O e-book é fruto do projeto de pesquisa "Conversando com a cidade: cartografia de territórios educativos em três bairros de Governador Valadares" (apoio Fapemig) e é um material de popularização da ciência. Sua produção reuniu estudantes da Escola Municipal Ivo de Tassis, profissionais da escola e pesquisadores/as da UNIVALE (professores, estudantes e egressos do Mestrado GIT) com distintas áreas de formação, o que provocou uma multiplicidade de olhares, saberes, práticas que contemplam as diferentes maneiras e possibilidades de produzir narrativas sobre um bairro, por meio de cartografias. 

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Aventuras da Garota Reparo na Escola

“Aventuras da Garota Reparo na Escola” é fruto de uma experiência educativa que alia linguagem acessível, criatividade e engajamento juvenil à reflexão crítica sobre o direito à cidade. Produzida por estudantes da Escola Municipal Pe. Eulálio Lafuente Elorz, em parceria com pesquisadores vinculados ao Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT/Univale), a publicação surge como desdobramento do projeto de pesquisa “Conversando com a cidade”. A proposta dá voz às juventudes ao mesmo tempo em que promove a apropriação do espaço escolar como território de ação, cuidado e transformação. Por meio da figura de uma super-heroína adolescente, criada e desenhada pelos próprios estudantes, o gibi dialoga com temas como cidadania, coletividade, justiça urbana e diversidade, transformando conhecimento acadêmico em ferramenta de leitura e intervenção sobre o mundo vivido. A iniciativa exemplifica o compromisso do Programa GIT com a popularização da ciência, ao tornar o saber acessível e relevante para a formação crítica de crianças, adolescentes e da comunidade escolar.

Acesse o gibi

Questão de Direito

O programa “Questão de Direito” é um produto de extensão interdisciplinar que promove diálogos enriquecedores ao receber autoridades em temas relacionados a diversas outras áreas do conhecimento, como direito, estudos territoriais, saúde, literatura, educação, migração, lutas sociais, mediação, história, filosofia, sociologia, entre outros. O programa desempenha um papel importante na democratização da educação ao ser exibido em TV aberta e permanecer acessível a todos no canal da Univale no YouTube, ampliando seu alcance e impacto. Além disso, a iniciativa atende a objetivos pedagógicos ao proporcionar conteúdos educativos de qualidade, incentivando reflexões críticas e aproximando o público de discussões contemporâneas sobre temas jurídicos e interdisciplinares.

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