Na crescente complexidade dos desafios contemporâneos, as ciências, a tecnologia e a inovação devem ser incentivadas para promover o bem-estar social, especialmente através do fortalecimento de ciências interdisciplinares que dialoguem com a sociedade e outros modos de conhecimento. A democratização do conhecimento científico é essencial para garantir o direito à informação e à participação social, estimulando o engajamento das pessoas na resolução dos problemas ambientais, sociais e econômicos que afetam a todos.
O programa busca popularizar o conhecimento científico produzido pelos seus pesquisadores e alunos para a sociedade em geral, de forma a contribuir para a formação de uma sociedade mais crítica e participativa, promovendo o diálogo e a troca de experiências. Sendo assim, a popularização da ciência é fundamental para a consolidação de uma sociedade mais consciente e engajada com os desafios contemporâneos, em que a ciência e a tecnologia sejam vistas como instrumentos para a construção de um futuro melhor.
A iniciativa do Pint of Science surgiu em 2013, no Reino Unido, a partir da ideia de Michael Motskin e Praveen Paul, neurocientistas do Imperial College London, na Inglaterra. Tudo começou com um evento chamado ‘Meet the Researchers’, que buscava convidar pessoas afetadas por doenças degenerativas para conhecer as pesquisas desenvolvidas no laboratório dos doutores.
No Brasil o evento chegou em 2015 por meio do Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, acontecendo em mais de 179 cidades. Em Governador Valadares, o GIT se faz presente em diversas mesas-redondas, como os professores Renata Campos, Hernani Santana, Sérvio Ribeiro, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e Mariana Alcântara (professora da rede estadual) abordaram questões sobre a relação de codependência do ser humano com a natureza na edição de 2022.
Confira uma matéria sobre clicando aqui.
Fortes com o compromisso de popularização da ciência e em devolver conhecimento para a comunidade de Governador Valadares e região, os professores do Mestrado GIT estão sempre à disposição para atender as dúvidas da população, que surgem em relação à diversas áreas. Uma das maneiras de atender à todos e propagar informação em prol do bem-estar das pessoas é por meio de entrevistas em telejornais do município.
Confira uma das entrevistas clicando aqui.