Reunião entre representantes do Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional (Neder), da UNIVALE, e representantes do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade Harvard

UNIVALE recebe visita da equipe de Estudos Latino-Americanos de Harvard

09 agosto, 2023

O Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional (Neder), da UNIVALE, recebeu a visita de representantes do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade Harvard, dos Estados Unidos. Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de que estudantes da renomada instituição de ensino norte-americana venham fazer intercâmbio no Brasil.

Coordenado pela professora Sueli Siqueira, o Neder é um centro de referência em estudos migratórios. Sueli relata que a expectativa de início do intercâmbio é para o próximo ano. “Eles vieram fazer um contato para verificar a possibilidade de uma visita no ano que vem, com estudantes de graduação de diversas áreas da Universidade Harvard, para conhecer e conviver um pouco com esse fenômeno que nosso núcleo estuda, que são as questões relacionadas ao movimento migratório de Brasileiros para os Estados Unidos e para a Europa. Mas, no caso deles, especificamente para os Estados Unidos”, afirmou a coordenadora do Neder.

Diretor do programa de estudos sobre o Brasil em Harvard, Tiago Genoveze destaca que os alunos da universidade dos EUA deverão vir ao Brasil para estudar a língua portuguesa e outros temas. “Estou trabalhando para montar um programa de intercâmbio para graduandos em Harvard passarem seis semanas no Brasil. Principalmente em São Paulo, mas com uma vinda de provavelmente uma semana aqui em Minas, para estudar português e também para ter contato com diversos temas de relevância aqui, muito ligados à justiça social, meio ambiente e inclusão”, disse Genoveze.

O encontro entre representantes do Neder e de Harvard teve ainda a participação da reitora da UNIVALE, a professora Lissandra Lopes Coelho Rocha. “A ideia é sempre compartilhar conhecimento e o foco aqui hoje é a migração, sem perder também o tema ambiental. Assim como a gente tem a missão de compartilhar o conhecimento, eles também têm essa ideia de que a gente possa viabilizar alguns projetos juntos, e que a gente possa receber alunos que estejam interessados na realidade da migração desta região”, acrescentou a reitora.