PortugueseSpanishEnglish
Marca da Univale azul em fundo branco
Menu
Foto do professor Franco Dani no Congresso Internacional de Direitos Humanos, em Portugal

Professor da UNIVALE apresenta pesquisa sobre migração e direitos humanos em congresso em Portugal

20 outubro, 2025

Estudo analisa como a sociedade reage às migrações e de que maneira as redes sociais digitais se tornam espaços de debate e julgamento

O professor Franco Dani, docente do curso de Jornalismo da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) e do programa de pós-graduação em Gestão Integrada do Território (GIT), participou do Congresso Internacional de Direitos Humanos, realizado na Universidade de Coimbra (Portugal), entre os dias 14 e 16 deste mês. Durante o evento, apresentou o trabalho “Entre a política migratória e o tribunal digital: uma análise dos comentários sobre a notificação de imigrantes em Portugal na rede X”, que integra sua pesquisa de pós-doutorado em Demografia pelo Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A pesquisa analisa como a sociedade reage às políticas migratórias e de que maneira as redes sociais digitais se tornam espaços de debate e julgamento. O estudo parte da decisão do governo português, anunciada em maio deste ano, de notificar milhares de imigrantes indocumentados a deixarem o país em até vinte dias, sob pena de deportação. A partir da análise de comentários publicados na rede X (antigo Twitter), o trabalho identifica os principais discursos e disputas simbólicas em torno da presença de estrangeiros em Portugal.

Ao propor uma análise centrada na circulação de discursos digitais, a pesquisa examina como as plataformas on-line funcionam como arenas de julgamento moral e espaços de disputa simbólica sobre a presença migrante. “As mídias sociais estão muito presentes na nossa vida. São sempre espaços de muitas reflexões. No caso dessa pesquisa, os resultados mostram que muitas pessoas naturalizam a expulsão de estrangeiros indocumentados e associam os migrantes à criminalidade, evidenciando como o ambiente digital pode reforçar estereótipos, legitimar práticas de exclusão e dificultar a construção de uma cultura pública de respeito aos direitos humanos”, explica Franco.

Foto do professor Franco Dani apresentando trabalho sobre migrações no Congresso Internacional de Direitos Humanos, em Portugal

Ele ressalta ainda que a pesquisa discute como afetos, discursos de ódio e polarizações políticas moldam a opinião pública e influenciam as percepções sociais sobre migrações. O professor também destacou a relevância científica e institucional do estudo. Para ele, o trabalho integra as ações de internacionalização do mestrado e reflete o compromisso da UNIVALE com a produção científica de impacto global nas áreas de comunicação, migrações e direitos humanos.

“Além disso, a pesquisa apresentada em Coimbra dialoga com o projeto recentemente aprovado pela Diretoria de Pesquisa da UNIVALE, que será iniciado em 2026 e terá como instituição parceira a Unicamp, por meio do Nepo, fortalecendo ainda mais a cooperação acadêmica entre as duas instituições”, afirmou.

Sobre a oportunidade de apresentar uma pesquisa com esse tema justamente em Coimbra, o professor considera a experiência “muito significativa, principalmente porque trata de uma questão que diz respeito diretamente à vida de milhares de brasileiros em Portugal. É uma alegria e uma responsabilidade muito grande poder compartilhar esse trabalho em um espaço acadêmico internacional e ampliar o diálogo sobre as migrações contemporâneas”.

Ciclo de migrações internacionais em Lisboa

Além da participação no congresso, o professor também teve outro compromisso em Portugal. Na segunda-feira (dia 20), ele participou em Lisboa do Ciclo de Debates “Migrações internacionais: desafios contemporâneos entre cidades e fronteiras” (Riomigra), realizado no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (Igot-ULisboa). O evento reuniu pesquisadores, instituições acadêmicas, observatórios de migração e organizações da sociedade civil para debater os principais desafios atuais relacionados à mobilidade humana e fortalecer redes de cooperação internacional na área.

Gostou? Compartilhe!

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Nome*

Você também pode se interessar por:

Univale
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
Selo Rede ODS Brasil
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down