Sumário
A UNIVALE recebeu, no sábado (21), a visita de cerca de 2.000 estudantes do 3º ano do ensino médio, de Governador Valadares e de outros mais de 50 municípios, que vieram ao campus II para a Mostra de Profissões Pensando no Futuro. A grande maioria dos visitantes está matriculada em instituições da rede estadual de ensino, e 15 deles, de cinco municípios distintos, foram contemplados com bolsas de estudo na UNIVALE – dez dessas bolsas são de 50%, e as outras cinco são de 100%. Um pouco menos da metade dos alunos inscritos para a Mostra veio de outros municípios do entorno de Valadares, graças a uma parceria entre a universidade, a Superintendência Regional de Ensino (SRE) e a Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste).
“É muito importante essa parceria, porque a gente busca transformar a vida desses alunos. Digo a cada diretor, professor e secretário de Educação, cujo município se mobilizou para trazer os alunos, que nós realmente nos preparamos para fazer a diferença na vida deles. Cada curso da Universidade Vale do Rio Doce se preparou para os alunos do ensino médio vivenciarem a experiência prática das profissões, porque essa é uma escolha importante e que vai fazer a diferença”, afirmou a reitora da UNIVALE, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha.
Antes de sortear as bolsas, os alunos do ensino médio puderam visitar os estandes dos cursos de graduação da UNIVALE e do curso técnico em Enfermagem da ETEIT. A programação também teve testes de carreira, apresentação teatral e entrega de brindes, além de uma palestra sobre as habilidades que os líderes do futuro precisarão desenvolver, ministrada pela consultora do Sebrae, Alessandra Alkmim.
“Esses estudantes são os futuros líderes. A gente queria aqui fazer um ‘call to action’, uma chamada para a ação, questionando o que eles vão fazer com tudo que estão aprendendo, tudo o que estão estudando na escola. O mundo mudou, estamos vivendo mudanças exponenciais. Se o aluno não se atualizar, se ele não pegar carona nisso e não aproveitar todas as oportunidades que a escola dá, como um evento como este, não vai adiantar de nada. O recado foi dado e eles compreenderam que precisam tomar uma decisão. Eles são jovens, mas têm acesso à informação e estão atualizados, então eles podem fazer as escolhas certas. As oportunidades estarão aí, mas só vai aproveitar quem entender a mensagem. Que eles busquem informação e conhecimento para se tornarem esses líderes do futuro”, observou Alessandra.
Parceria acertada
A secretária-executiva da Assoleste, Elidamárcia Lana da Silva, se mostrou impressionada com as atrações que a universidade preparou para a Mostra de Profissões. “Foi um megaevento que a UNIVALE preparou. Nós temos certeza que acertamos, desde o primeiro momento, com essa parceria. Está explicado o porquê dessa parceria com a UNIVALE, pela estrutura, pela quantidade de cursos, pelo cuidado e o carinho com nosso aluno, pela proposta de entretenimento, lazer e cultura, e pela responsabilidade social que a universidade tem com a região Leste de Minas”, disse Elidamárcia.
Representando a SRE, a inspetora escolar Cláudia Maria de Paula Rocha espera que cada aluno do ensino médio que visitou a UNIVALE tenha se sentido motivado a escolher uma carreira. “É muito bom ver essa universidade lotada. A Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares cumprimenta a cada um de vocês, que não mediram esforços para estar aqui hoje [sábado], prestigiando este grande evento, fazendo com que cada aluno nosso possa participar, criando em cada um aquela sementinha, para que ele possa pensar no futuro e possa vencer. Esse evento tem uma grande responsabilidade quanto ao futuro de cada um dos nossos alunos”, comentou a inspetora.
Alunos da Mostra de Profissões que já estão pensando no futuro
Um dos alunos agraciados com uma bolsa de estudos foi Gerson Eduardo de Oliveira Pereira, da Escola Estadual Professora Zilda Pinheiro da Silva, em Mantena. Ele foi sorteado para receber uma bolsa integral em um dos cursos presenciais da UNIVALE. Embora ainda não esteja totalmente decidido, ele acredita que se matriculará no curso de Educação Física: “É meio difícil escolher neste momento, mas gostei da área de esportes, do curso de Educação Física. É o que eu planejava fazer antes, mas talvez poderia fazer Engenharia. Foi muito interessante também o curso de Psicologia, achei muito legal”.
Uma novidade na Mostra de Profissões deste ano foi a possibilidade de fazer uma prova de Vestibular durante o evento. Entre os alunos que se inscreveram para esse Vestibular estava Mariani Martins de Souza, do 3º ano na Escola Estadual Professora Nilce Dias dos Santos Pacheco, em Vargem Grande, um distrito de São João do Manteninha. “Eu já tinha ouvido falar da UNIVALE, mas é a primeira vez que vim aqui. Eu vi agora que ia ter o Vestibular e pretendo cursar Nutrição, porque é uma área que admiro, e vejo que está sempre em alta”, disse. Além do estande do curso de Nutrição, ela também se interessou pelas informações do curso de Enfermagem.
As bolsas foram sorteadas com a presença do presidente da Fundação Percival Farquhar (FPF, a mantenedora da UNIVALE), Rômulo César Leite Coelho. “Essa Mostra de Profissões é muito importante para os alunos, porque nessa fase da vida talvez a gente pense no que vai fazer para os próximos quatro ou cinco anos. Mas, na verdade, esses alunos vão escolher o que vão fazer durante toda a vida. E é muito importante essa escolha. Porque, se vai fazer por toda a vida, tem que ser feliz com aquilo que faz”, declarou Rômulo Coelho.