Sumário
Por: Natalia Lima Amaral
O primeiro semestre de 2023 já registrou marcas incríveis para o NAF/UNIVALE: foram realizados 7.222 atendimentos até o dia 7 de julho, fazendo com que o Núcleo alcance o terceiro lugar no ranking nacional da Receita Federal. Desde 2016, o Núcleo oferece auxílio a pessoas de baixa renda, sociedades civis sem fins lucrativos e pequenas empresas de Governador Valadares e região. Atualmente, a equipe é composta pela coordenadora Katarina Pimenta, pelo professor Sérgio Reis e pelos alunos do curso de Ciências Contábeis da Instituição: Ana Cláudia Melo, Eduardo Antônio e Lívia Gomes.
Katarina acredita que os atendimentos realizados pelo Núcleo são de extrema importância, principalmente por atender pessoas hipossuficientes. “São pessoas que não possuem condições de pagar pelos serviços contábeis. Poder ajudar quem precisa através dos serviços prestados pelo NAF/UNIVALE reafirma a identidade da instituição, uma instituição comunitária que atende as necessidades da comunidade”, comenta. E para o Sérgio Reis, professor de práticas do NAF, o Núcleo tem brilhado muito nos últimos anos, reflexo dos ensinamentos absorvidos pelos discentes envolvidos nas extensões curriculares.
“Para a UNIVALE, o NAF é a demonstração do DNA social da Instituição e o quantitativo dos atendimentos demonstra que ela está comprometida em retribuir à sociedade os serviços ensinados. Cada aluno extensionista que participa do NAF tem a oportunidade de devolver à sociedade todo o conhecimento, habilidades e competências adquiridas dentro do curso e do ambiente universitário. Participar do Núcleo é uma promoção de cidadania fiscal e ética”, comenta Sérgio.
Em 2022, o NAF/UNIVALE representou mais de 5% dos atendimentos realizados pelos Núcleos de todo o Brasil, ocupando o 4º lugar no ranking da Receita Federal. Com mais de 10 mil serviços prestados, o Núcleo foi homenageado pela Delegacia da Receita Federal em Varginha, em março deste ano. E as expectativas para o segundo semestre estão a todo vapor. “A perspectiva é atingir novamente essa marca ou, quem sabe, chegar a 15 mil atendimentos. Acreditamos que é possível e perfeitamente plausível, visto os novos convênios e projetos acoplados ou em paralelo ao objetivo do NAF”, explica Sérgio.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios