O evento, em comemoração ao Dia do Contabilista, é mais uma das iniciativas que garantem compreensão do trabalho do NAF e imersão profissional aos alunos de Ciências Contábeis e Administração
Colocando em debate e aprendizado temáticas como o “NAF e Cidadania Fiscal”, “Práticas do NAF” e a “Descaracterização e transformação de mercadorias apreendidas pela Receita Federal”, o curso de Ciências Contábeis reuniu no último dia 13 de abril referências nacionais nessas discussões. “Palestras como essa aproximam os nossos discentes e docentes do fisco e da rede de cidadania, além de multiplicar o real papel dos órgãos públicos fiscais: aquele cidadão que cumpre com seus deveres legais não precisa ter nenhum receio”, explica o coordenador de Ciências Contábeis, Sérgio Reis.
O evento proporcionou três palestras:
O Analista Tributário Eduardo Augusto Caimbro abriu o evento destrinchando os paradigmas do “NAF e Cidadania Fiscal”. Ele pontuou que “ o objetivo é fazer com que fundamentalmente os alunos entendam o papel da Receita Federal e porquê que existe a parceria com o NAF”. Compreendendo essa importância do Núcleo de Apoio Fiscal, a Gerente Nacional do NAF, Ana Paula Sacchi, lembrou que “em nível Brasil, dos 479 Núcleos, o NAF Univale está sempre entre os primeiros 5 no ranking de serviços prestados. Ou seja, nossas visitas técnicas são para assessorar quem está com dificuldade ou prestigiar quem está indo muito bem, neste caso, aqui está na linha do prestigiar, pois está indo muito bem”, ressaltou.
Para além do NAF, uma das palestras do evento abordou a temática que ainda é pouco conhecida pela população em geral: a “Descaracterização e transformação de mercadorias apreendidas pela Receita Federal, impróprias para o uso e consumo, em produtos úteis para a sociedade”. Na prática, apreensões que antes seriam destruídas, passam a ser doadas para públicos ou situações de vulnerabilidade social, como explica ex-delegado da Receita Federal DRF/Uberlândia-MG, Eduardo Antônio Costa: “ações como essa mostram o lado social e sustentável da Receita, pois além de evitar a poluição do meio ambiente, a sociedade é beneficiada. Em Valadares mesmo houve essa transformação de mercadorias. Tênis e roupas apreendidas foram descaracterizados e colocados à disposição da comunidade, especialmente a atingida pela enchente” .
Garantindo o atendimento, assistência e consultorias contábeis e fiscais para pessoas físicas ou microempreendedoras, Governador Valadares (MG) se destaca no Brasil e mundo com um dos serviços da Universidade Vale do Rio Doce (Univale): o NAF, Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil. Para se ter ideia do desenvolvimento prático do NAF, o Núcleo já ganhou prêmios internacionais, como em um evento no Peru, além de reconhecimento de qualidade pelos órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios