Sumário
A primeira, de quatro apresentações gratuitas da peça “Nosso Chão”, acontecerá no dia 1º de novembro, às 19h, no CEU das Artes
O Projeto de Circulação do espetáculo “Nosso Chão”, do Teatro Universitário da UNIVALE, foi contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e inicia sua trajetória por diferentes bairros de Governador Valadares, levando arte e reflexão para praças, bairros ribeirinhos, periferias e assentamentos rurais.
A primeira, de quatro apresentações gratuitas da peça “Nosso Chão”, acontecerá no dia 1º de novembro, às 19h, no Centro Unificado de Esportes, Lazer e Artes (CEU das Artes), aberta à comunidade. Os ingressos estarão disponíveis para retirada de 22 a 31 de outubro, pelo link https://eventos.univale.br/projetocirculacaonossochao-642134/.
As apresentações contam com acessibilidade em Libras, além de rodas de conversa após cada sessão, convidando o público ao diálogo sobre memória, justiça social e pertencimento. O projeto busca democratizar o acesso à arte e à cultura, aproximando o teatro de diferentes comunidades e estimulando o pensamento crítico sobre o território e sua história.
Você pode se interessar por:
- Professora da UNIVALE discute fomento à Engenharia em seminário do Crea-MG
- Edital UNIVALE Nº 093/2025 — Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Gestão Integrada do Território, nível de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar, da Universidade Vale do Rio Doce
- Programa “UNIVALE na Praça” participa da reinauguração da piscina da Praça de Esportes

O espetáculo “Nosso Chão” nasceu em 2024, a partir de uma criação coletiva entre Valdicélio Martins (formador do Projeto de Extensão Teatro Universitário), a historiadora Patrícia Falco Genovez — pesquisadora do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) — e a professora Joana Paula Ataíde. A peça é um manifesto poético e político sobre a história invisibilizada do Vale do Rio Doce, abordando temas como a luta pela terra, o apagamento dos povos originários e a destruição da Mata Atlântica e do Rio Doce.
Com dramaturgia inspirada em pesquisas do GIT e no livro “Nas terras do rio sem dono”, de Carlos Olavo da Cunha Pereira, a montagem conquistou reconhecimento e foi premiada no 8° Festival Comunitário de Teatro de Mariana (2024) e indicada em diferentes categorias no 23° Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete (2025).
A circulação do espetáculo “Nosso Chão” reafirma o compromisso do Teatro Universitário com a arte como forma de conhecimento e transformação social, fortalecendo o diálogo com as comunidades e a valorização da cultura regional, levando o teatro onde o povo está e aproximando a UNIVALE da comunidade por meio da sensibilidade, da memória e da criação coletiva.

Local: CEU das Artes: Avenida Presidente Tancredo Neves, s/n° - Santa Efigênia.
Data: 1º de novembro, sábado, às 19h.
Ficha técnica:
Dramaturgia – Joana Paula Ataíde, Patrícia Falco Genovez e Valdicélio Martins dos Santos
Direção: Valdicélio Martins dos Santos
Produção: Karla Nascimento de Almeida
Produção Musical: Andrea Cecília Moreno
Marketing Digital: Daniel Zalcman
Figurino/Concepção: Valdicélio Martins dos Santos
Confecção de figurino: Kamilla Mesquita – Ateliê Tesourinha de Ouro
Concepção cenográfica e iluminação – Valdicélio Martins dos Santos
Fotografia: Maycon Gonçalves
Social Media: Márcio Vaz
Elenco:
Arthur Minelli
Karla Nascimento
Jhennyfer Gonçalves
Maurício Mendes
Mariana Yoza
Rafael Armond
Áquila Mendes
Kezia Sicutti
Música:
Andrea Moreno
Áquila Mendes
Evenny Paixão
Carolina Butilheiro
Daniel Zalcman
Augusto Mendes
