Espetáculo "Nosso Chão" retrata, por meio da linguagem cênica, a rica e complexa história do Vale do Rio Doce
O Teatro Universitário da UNIVALE irá representar, com muito orgulho, a Universidade Vale do Rio Doce e a cidade de Governador Valadares no 23º Festival Nacional de Artes Cênicas, que será realizado até o dia 27 de julho, na cidade de Conselheiro Lafaiete (MG). O evento, reconhecido como o maior festival de teatro do Brasil, reunirá mais de 50 grupos teatrais e mais de 300 artistas de várias regiões do país, que se apresentarão em diversas categorias: solo, drama, comédia, teatro de rua e alternativo.
O espetáculo selecionado para representar a UNIVALE é "Nosso Chão", uma obra autoral e coletiva que retrata, por meio da linguagem cênica, a rica e complexa história do Vale do Rio Doce, suas raízes culturais, os desafios sociais e ambientais da região, e os afetos que ligam seus habitantes à terra. A apresentação acontecerá no dia 25 de julho, às 20h, no Teatro Municipal de Conselheiro Lafaiete.

Segundo o coordenador do projeto de extensão Teatro Universitário da UNIVALE, Valdicélio Martins, a participação no festival com a peça "Nosso Chão" é uma conquista significativa não apenas para o grupo, mas para toda a comunidade acadêmica.
Você pode se interessar por:
“A valorização da arte dentro da universidade é fundamental para a formação cidadã e crítica dos nossos estudantes. Estar em um festival dessa magnitude é uma oportunidade única de mostrar o que produzimos com dedicação aqui na UNIVALE. É também um momento de troca, de aprendizado e de fortalecimento da cultura do interior de Minas Gerais. Levar o espetáculo 'Nosso Chão' para outras cidades é levar um pedaço da nossa história, é reafirmar a potência da arte como ferramenta de transformação”, afirmou Valdicélio.
O espetáculo “Nosso Chão” narra o encontro de um jovem casal imerso na realidade da luta pela terra no Vale do Rio Doce. No corpo da jovem se inscreve uma ancestralidade de povos originários, violentados e oprimidos, cuja relação com a terra e com todo o planeta foge da lógica moderna. O homem lavra a terra e alimenta a família que brota desse encontro. A família experimenta na pele o cansaço da terra que não produz, a morte e, por fim, a chegada de um grileiro interessado em explorar o local. A perda da terra é também a perda da alma. A solução encontrada pela família é sair em busca de um novo chão para semear suas vidas.

Ao todo, 18 integrantes do grupo, divididos entre estudantes e comunidade, participarão do evento. A presença no festival também reforça o papel da UNIVALE no incentivo à cultura e à produção artística universitária, como forma de extensão do conhecimento para além dos muros da academia. O projeto de Teatro Universitário da UNIVALE atua há anos como espaço de formação, inclusão e expressão artística, envolvendo alunos de diversos cursos da universidade.
Além da apresentação da peça “Nosso Chão”, os integrantes do grupo participarão de atividades formativas, oficinas, rodas de conversa e da mostra competitiva, o que representa uma rica vivência artística e pedagógica.
