Sumário
Escrito por: Glenda Hastenreiter Corteleti, estudante do 5º período de Publicidade
Já falamos em outro texto que a arquitetura é uma área que concilia tanto a lógica e a matemática com a história e a arte. É justamente para mostrar um pouco desse lado artístico e histórico da arquitetura que trouxemos este texto, e hoje vamos falar sobre o que é arquitetura gótica!
Se você é fã dos filmes da Disney, com certeza já deve ter assistido à animação O corcunda de Notre-Dame, história baseada no livro do escritor francês Victor Hugo. A maior parte da trama se desenrola na Catedral de Notre-Dame, ponto turístico da cidade de Paris e que é um marco da arquitetura gótica. Se você gosta de séries, a minissérie Os pilares da terra aborda a construção de uma catedral e o surgimento da arquitetura gótica na Inglaterra. Se o assunto te interessou, continue com a gente para conhecer mais sobre esse estilo incrível!
O estilo gótico surgiu na Baixa Idade Média, que corresponde aos séculos X ao XV, e nasceu na França. Com a colonização, o estilo foi levado a outros países, sendo presente até mesmo em algumas construções antigas aqui no Brasil. Vale ressaltar que o gótico não se limita apenas à arquitetura, mas está presente também na literatura, na pintura, na escultura e em várias outras formas de expressão artística.
Na arquitetura gótica, esse estilo está muito ligado à arte religiosa. A maior parte das construções góticas são catedrais ou igrejas, já que, no período em que essa arte surgiu, o mundo ainda vivia na hierarquia medieval com o clero — a Igreja Católica — no topo da pirâmide social.
O gótico nasceu para fazer um contraponto à arquitetura românica, que absorveu muito do estilo clássico grego e romano para suas construções. Dessa forma, o período anterior foi marcado por edifícios mais leves, com poucos detalhes. O gótico veio para se opor a isso, trazendo muitas técnicas inovadoras como os vitrais e os ornamentos.
O gótico foi redescoberto no século XVIII e se popularizou no século XIX, dando origem ao neogótico. Ele mescla as influências do gótico original com outras referências da época, como o estilo vitoriano, muito popular no Reino Unido. A partir dos anos 1930, porém, o neogótico entrou em declínio, assim como seu predecessor.
Por se tratar de uma arquitetura voltada para o sagrado, a maior parte das plantas arquitetônicas do estilo gótico segue o formato de cruz, símbolo importante para o cristianismo. Outro elemento relevante nas edificações desse período é a presença de muitas torres, grandes e finas. Esse aspecto simboliza uma proximidade do céu e do divino.
Já nos interiores, esse estilo é conhecido pelo extenso uso de vitrais coloridos, que embelezam os ambientes. Inclusive, essas estruturas foram planejadas para serem naturalmente iluminadas. Além dos vitrais que permitem a passagem de luz, as construções eram amplas, com pé-direito alto, que aumentam a sensação de um ambiente repleto de luz natural, contradizendo a ideia de que o gótico é um estilo sombrio.
Por sua vez, na parte estrutural, houve muitas inovações que o gótico trouxe para a arquitetura. As principais novidades que o estilo trouxe foram o uso de paredes finas, algo incomum para a época, e as chamadas abóbadas em cruzaria, que ajudam na sustentação do edifício. Ademais, os detalhes, como os arcos, os portais e as famosas gárgulas foram os elementos que deram ao gótico sua identidade.
Agora que você já conhece um pouco mais do gótico e das suas principais características, que tal conhecer algumas construções desse estilo ao redor do Brasil e do mundo?
Nossa primeira parada é a Catedral da Sé, ou Catedral Metropolitana de São Paulo, localizada na capital paulista, na Praça da Sé. Essa catedral é considerada a quarta maior catedral de estilo neogótico do mundo.
A história da Catedral da Sé começa em 1589, quando decidiram fundar uma pequena igreja na vila que então era chamada São Paulo de Piratininga. A primeira construção terminou no ano de 1616, mas, entre 1745 e 1764, ela foi demolida e reconstruída em estilo barroco, sendo demolida mais uma vez em 1911.
Em 1913, porém, foram feitos planos para uma nova catedral em estilo neogótico, e a construção da Catedral da Sé como hoje a conhecemos só foi realmente concluída mais de 50 anos depois. Desde então, ela já foi restaurada uma vez, entre os anos de 2000 e 2002.
Na nossa próxima parada, visitamos um dos pontos turísticos mais famosos do estado do Espírito Santo: a Catedral Metropolitana de Vitória, localizada na Cidade Alta do Centro Histórico, também de estilo neogótico.
A catedral substituiu a Igreja Nossa Senhora da Vitória, cuja construção começou em 1551. Com a criação da Diocese do Espírito Santo, em 1895, a antiga igreja foi considerada pequena demais e foi demolida em 1918 para dar lugar à atual catedral. Sua construção começou em 1920, mas só foi concluída 50 anos depois. Hoje ela é um dos principais símbolos da cidade de Vitória.
Nossa penúltima parada é um dos pontos turísticos mais belos e famosos do planeta! Estamos em Paris para visitar o palco de uma das histórias mais emocionantes da literatura: a Catedral de Notre-Dame, a maior referência do estilo gótico no mundo!
A catedral levou quase dois séculos para ser finalizada. Sua construção se iniciou no ano de 1163 e, embora tenha recebido missas poucas décadas depois, a igreja só ficou realmente pronta no ano de 1345.
Em 2019, a catedral sofreu um incêndio de grandes proporções e até hoje não se sabe os reais motivos do acidente. Espera-se que o restauro da Notre-Dame seja finalizado até 2024 devido aos Jogos Olímpicos de Paris; porém, alguns arquitetos acreditam que o projeto levará ainda cerca de 40 anos para ser concluído.
Nosso último ponto turístico é na Alemanha, na cidade de Colônia: a Catedral de São Pedro ou simplesmente Catedral de Colônia. Além de ser considerada Patrimônio Histórico pela UNESCO, essa igreja é a quinta maior do mundo e é o local mais visitado do país.
A catedral começou a ser construída em 1248 depois que a cidade se tornou destino de peregrinações de fiéis. Contudo, ela só foi finalizada mais de 600 anos depois, já no final do século XIX. Entretanto, durante a Segunda Guerra Mundial, a igreja foi bombardeada pelos Aliados e ficou seriamente danificada, tendo que ser restaurada. Esse processo só foi concluído em 1956, onze anos após o fim da guerra.
O gótico é um estilo artístico que deixou um grande legado a todos os outros e até hoje faz parte do nosso imaginário, seja na arquitetura, no cinema, na literatura ou até mesmo na música.
Se você é um amante das artes, da história e da arquitetura, não deixe de conferir nossos textos sobre os estilos arquitetônicos! Além disso, por que não dá uma olhada no nosso curso de Arquitetura? Aqui você poderá aprender muito mais sobre a história dessa belíssima arte — e também elaborar projetos incríveis!
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios