Sumário
As obras e reformas estão sendo feitas nos campi I e II, além da Eteit
Por David Oliveira
A Universidade Vale do Rio Doce (Univale) volta a ficar movimentada a partir do dia 13 de fevereiro, quando as atividades acadêmicas retornam. Enquanto os alunos estão de férias, a instituição intensifica o plano de ação e desenvolvimento da infraestrutura física, tecnológica e outros avanços que permitem a continuidade da plena experiência didática, aprendizado e prática dos alunos e professores. As iniciativas também se estendem aos setores administrativos para garantir um ambiente mais confortável aos colaboradores, por meio de obras e reformas nos espaços de trabalho.
Em 2022, a Universidade investiu mais de R$ 250 mil em uma série de intervenções arquitetônicas que ampliaram a acessibilidade e a inclusão no campus. Dentre as melhorias estavam inclusas a instalação de bebedouros acessíveis e placas de sinalização em braile, indicação de vagas para cadeirantes e pessoas com obesidade, adaptações nos banheiros e disponibilização de cadeiras acessíveis nas salas de aulas.
Confira aqui as melhorias de 2022: Reformas no Campus II garantem acessibilidade e inclusão a estudantes da Univale
O supervisor do campus I, Wendel Augusto, detalhou quais mudanças foram feitas.
“Nesse período de férias nós fizemos diversas obras e reformas, como a melhoria da drenagem de água pluvial do pátio, construímos a rampa de acesso às salas de aula do bloco P3, melhoramos a rampa de acesso ao P1 e banheiro masculino. Realizamos a melhoria da acessibilidade da escada principal, aumentando o guarda-corpo, removendo o corrimão central e colocando nas laterais, e a troca do piso do patamar da mesma. Realizamos também a pintura das salas e corredores, trocando a cor cinza platina pelo branco neve, além da melhoria na iluminação dos corredores e salas de aula”.
A engenheira e supervisora de manutenção e obras da Univale, Raissa Ferreira, explica que no campus II estão sendo feitas obras e reformas na infraestrutura e na tecnologia da universidade. O Laboratório de Informática I, por exemplo, está localizado no bloco B4 e as melhorias estão em fase de finalização. O piso foi trocado, há novs divisões internas para receber redes elétricas, além de uma nova pintura.
"Também estamos reformando uma sala para receber a nova Agência Canguru, agora, com instalação de dois aparelhos de ar-condicionado. No ED2 a pintura de todas as salas de aula do primeiro andar também está em fase de finalização. No terceiro andar estamos instalando forro no teto e fechando umas aberturas, tudo isso visando melhorar primeiramente a acústica das salas, bem como a estética. Outra notícia boa é a aquisição de 400 novas carteiras para as salas de aula. Também estão sendo implantados projetos de acessibilidade principalmente nas rampas de acesso”, pontuou a engenheira.
Expectativas para volta às aulas
Todas essas mobilizações das equipes de obras e planejamento são dedicadas aos veteranos e aos calouros. A ideia é recepcionar e surpreender os estudantes com mais conforto e qualidade na experiência vivenciada dentro da Universidade em 2023. E para alguns, toda a infraestrutura será novidade, como é o caso da aluna do primeiro período do curso de Psicologia, Edilucia Ferreira. “Estou muito ansiosa, porém feliz pela oportunidade de estudar presencialmente na Univale. Fiz o Enem e graças a Deus consegui. Futuramente quero atuar na área de Psicologia organizacional”, comentou.
Já para o veterano do curso de Publicidade e Propaganda, Cauã Salviano, as expectativas para o retorno após a execução de projetos e obras, também são as melhores.“Estou morrendo de saudades das aulas, inclusive por mim começava o quanto antes. Saudades de voltar à rotina", enfatizou.