O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIVALE realizou uma oficina com o tema “Escrita científica: como elaborar resumos” com o objetivo de capacitar estudantes de graduação e de pós-graduação interessados em produzir resumos para apresentar trabalhos no 23º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da universidade. A oficina foi ministrada pela coordenadora do CEP, professora Mônica Valadares Martins, e pelo professor Mauro Lúcio de Oliveira Júnior.
Conforme a professora Mônica Valadares, que leciona no curso de Enfermagem, a ideia da capacitação surgiu para aprimorar a produção acadêmica de alunos de iniciação científica, e foi ampliada para beneficiar estudantes que desejam se aprimorar na escrita científica para submeter trabalhos para o 23º Simpósio de Pesquisa.

“A gente tem um projeto de pesquisa sobre as arboviroses que acometem nosso município, nossa região é especialmente endêmica. Esse é um projeto institucionalizado e temos alunos que precisamos orientar, com foco na escrita científica. O resumo é uma escrita científica que, embora simples, é muito importante. E quem tiver o trabalho selecionado terá a oportunidade de divulgação nos anais do Simpósio. O início foi com foco nesses alunos, mas a gente viu que quanto melhor for a escrita, melhor será a qualidade do Simpósio. E menores serão as chances de não aprovação dos trabalhos que forem submetidos”, afirmou a professora.
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Escrita científica e inscrições para o 23º Simpósio de Pesquisa
O primeiro lote de inscrições para o 23º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da UNIVALE e para o 1º Encontro de Extensão Universitária estará disponível até o dia 2 de junho. Mônica adverte que o processo de escrita científica é importante para quem deseja participar, pois não há possibilidades de alterar o resumo após o interessado se inscrever.
“O resumo tem que estar no formato e tem que passar por uma revisão de português. Isso é extremamente importante, porque depois que submete a inscrição não tem como alterar. Quando o autor principal faz a inscrição e clica para enviar, não poderá alterar o trabalho depois”, frisou a professora.


A oficina de escrita científica foi realizada na manhã de 16 de maio. Na mesma data, à tarde, o CEP também realizou a atividade “Ética na pesquisa: um guia para submissão na Plataforma Brasil”, voltada para alunos do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT). A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registro e avaliação ética de projetos de pesquisas envolvendo seres humanos.
“O CEP foi convidado para falar com os mestrandos, e a gente tem essa prática também com a graduação e professores, a respeito do fluxo e do processo de submissão na Plataforma Brasil. A gente quer aproximar o pesquisador, seja da graduação ou da pós, com o CEP, que não é um bicho de sete cabeças. A gente quer orientar, mostrar como faz e como os documentos devem ser formatados, até que o pesquisador submeta o projeto e tenha êxito nos resultados”, explicou a professora Mônica.
