Sumário
O vestibular de Medicina é o mais concorrido do país, tanto nas universidades públicas quanto nas particulares. Justamente por isso, o curso costuma exigir notas altas em provas específicas e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As médias mínimas dos aprovados para o curso costumam ficar em torno dos 700 pontos.
Com tanta concorrência assim, os medibulandos costumam colocar a aprovação como meta máxima. Outras questões, como a cidade em que irão cursar a universidade, acabam ficando em segundo plano.
Quando chega a hora de lançar a nota do Enem ou se inscrever para o vestibular, no entanto, as dúvidas começam a surgir. Afinal, onde prestar o vestibular de Medicina? Trouxemos 4 dicas valiosas do que você precisa considerar ao tomar essa difícil decisão. Continue a leitura para saber mais!
4 dicas para escolher onde prestar o vestibular de Medicina
Quanto mais tentar, mas chances você tem de conseguir, certo? Sim, só que não adianta ser aprovado em um lugar para o qual você não está disposto a ir e acabar perdendo um ano inteirinho de estudos. Por isso, vale levar as dicas abaixo em consideração!
1. Avalie a qualidade da universidade
Antes de mais nada, é preciso saber um pouco mais sobre a universidade. Não se esqueça de verificar se o curso é autorizado pelo Ministério da Educação. Pesquise nas redes sociais, veja comentários e depoimentos de alunos, e dê uma boa avaliada no site da instituição. Também vale pesquisar em sites de notícias, e tentar saber mais sobre o modo como a universidade se envolve com a comunidade.
2. Use bem a sua nota do Enem
Para candidatos que estão dispostos a concorrer em qualquer parte do país, nada melhor do que poder usar a nota do Enem, não é mesmo? Afinal, sem ter que viajar para fazer uma prova presencial, o custo do processo seletivo acaba saindo muito mais baixo.
No entanto, é preciso aplicar bem a sua nota. Leia atentamente o edital do processo seletivo e saiba o número de vagas e os critérios de desempate. Verifique se a instituição atribui pesos diferentes para cada área do conhecimento ou se exige uma nota mínima em alguma das provas.
Também vale conferir a média da nota de corte dos últimos processos seletivos, assim você já consegue saber quais são as suas chances de aprovação.
3. Pesquise sobre o campus e a cidade
O curso de Medicina dura seis anos — isso quer dizer que você passará muito tempo frequentando o campus ou o prédio onde a maioria das suas aulas irão acontecer. Que tal conhecer o lugar? Se for possível, vá presencialmente, assim você pode sentir a atmosfera do local e ver tudo de pertinho. Caso esteja longe ou não possa fazer a visita pessoalmente, não dispense as fotos e um bom tour virtual pela região.
4. Saiba mais sobre as oportunidades extraclasse
Outro ponto muito importante, e que vai contar muito para o seu currículo, são as oportunidades extraclasse que a universidade oferece. Quanto mais opções você tiver, mais diversificada será sua formação. Pesquise muito sobre projetos de extensão, grupos de pesquisa, ligas acadêmicas, atléticas, oportunidades de estágio e projetos com a comunidade.
Saiba o que fazer se decidir estudar longe de casa
Considerando as dicas acima e vários outros fatores na hora de prestar o vestibular de Medicina, sabemos que nem sempre a faculdade escolhida vai ser pertinho de casa. A mudança de endereço pode ser o primeiro passo que você terá que dar em direção ao seu futuro. Mas, não se preocupe, com a preparação correta, tudo pode ser bem mais fácil do que você imagina. Confira nossas dicas e saiba como se preparar para a faculdade longe de casa!