A Clínica Veterinária para Animais de Pequeno Porte da UNIVALE recebeu um paciente um tanto quanto exótico: um ouriço-pigmeu-africano. A Amy, de apenas um ano, está em tratamento para curar uma otite. Além de pets, animais exóticos e silvestres também recebem muito cuidado e atenção na clínica para animais de pequeno porte da UNIVALE.
“A gente identificou uma otite unilateral na orelha direita. Essa animal tem uma infecção interna na orelha e isso impede o equilíbrio dela. Ela sempre fica deitadinha para o lado direito, por conta dessa infecção. A otite pode ter várias causas, pode ser por ectoparasitas, por ácaros. Também pode ser por fungos e bactérias, no caso em um ambiente sujo. Ela é um animal muito agitado, que estava virando o potinho de água. Com a umidade, ela acabou pegando essa infecção”, explicou o professor Eduardo Ávilla, do curso de Medicina Veterinária.


A família tem sete ouriços em casa, e veio de Guanhães buscar ajuda na clínica da UNIVALE. O tratamento para um ouriço é quase o mesmo que o de outros animais de pequeno porte, mas possui algumas características próprias. “A base da clínica de animais silvestres sempre será a da clínica de pequenos animais. As mudanças estão basicamente nas dosagens. E alguns medicamentos podem ser aplicados, mas outros não. Isso é de acordo com as pesquisas feitas com cada espécie. Há todo um compêndio, mostrando quais as doses que podem ser aplicadas e quais são os fármacos para esses animais”, acrescentou Eduardo.
Você pode se interessar por:
Na clínica, os alunos do curso de Medicina Veterinária têm a oportunidade de praticar o conteúdo aprendido em sala de aula. Casos como o da Amy chamam a atenção dos estudantes. “Fiquei primeiramente muito surpresa, porque a gente não imagina que esse tipo de experiência chegue tão cedo, com a gente ainda na faculdade. É algo que a gente imagina que é só para quando já estiver atuando lá fora. Mas foi muita alegria ter essa experiência já de cuidar, tratar e ver ao vivo. É muito legal”, disse a aluna Natália Viana, do 6º período.
Veja também a matéria da UNIVALE TV com o ouriço tratado na clínica para animais de pequeno porte da universidade:











