A UNIVALE realizou, no início do semestre, mais um importante momento de acolhimento para professores e gestores administrativos da instituição. O retorno das atividades ocorreu na noite de terça-feira (29 de julho) e foi marcado pela palestra “Gestão de conflitos: a transitoriedade que permanece”, ministrada pelo professor Bernardo Nogueira, docente do curso de Direito e do Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT).
A iniciativa reforça diretamente o comprometimento institucional com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), especialmente a meta 4.7, que orienta as instituições de ensino a promover, entre educadores e estudantes, competências relacionadas à cultura de paz, resolução não violenta de conflitos, diversidade, inclusão, direitos humanos e cidadania global.
Segundo o professor Bernardo, a palestra discutiu técnicas, habilidades e competências voltadas à gestão de conflitos em diferentes contextos das relações humanas. Ele destacou que os conflitos não devem ser vistos como elementos negativos, mas como parte inerente da convivência entre pessoas diversas. Assim, alinhado à meta 4.7 do ODS 4, o propósito não é eliminar o conflito, mas desenvolver formas criativas, inclusivas e democráticas de tratá-lo, fortalecendo práticas educativas que promovam respeito, diálogo e cooperação.
Você pode se interessar por:
- Resultado — Edital UNIVALE Nº 093/2025 - Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Gestão Integrada do Território, nível de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar, da Universidade Vale do Rio Doce – GIT/UNIVALE
- Ritual do plantio de árvore marca formatura da 8ª turma de Medicina da UNIVALE
- Edital UNIVALE Nº 102/2025 — Prorrogação do Prazo de Seleção do Edital UNIVALE Nº 096/2025

A professora Eliza Braga, do curso de Psicologia, ressaltou que esses momentos de formação são essenciais para a prática docente. Além de favorecer reencontros e integração, a atividade estimula a reflexão crítica e amplia competências socioemocionais — dimensões fundamentais da educação para a paz e para a sustentabilidade, previstas na meta 4.7.
A reitora da UNIVALE, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, destacou que o semestre anterior foi marcado por importantes ações e que a perspectiva para o novo período é igualmente promissora. Segundo ela, a universidade valoriza ambientes diversificados e dinâmicos de aprendizagem, contribuindo para a formação integral de profissionais conscientes de seu papel social — outro aspecto diretamente relacionado ao ODS 4.7.

O presidente da Fundação Percival Farquhar (FPF), Rômulo César Leite Coelho, também enfatizou a relevância de construir um ambiente institucional harmonioso e acolhedor. Para ele, promover relações saudáveis no espaço de trabalho reforça o compromisso da UNIVALE com uma educação que valoriza bem-estar, convivência respeitosa e cidadania, pilares centrais da meta 4.7 do ODS 4.
A atividade integrou o conjunto de ações da UNIVALE que buscam fortalecer, de forma contínua, práticas pedagógicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, consolidando a universidade como espaço de diálogo, formação crítica e promoção da cultura de paz.
Veja também da reportagem da UNIVALE TV sobre o retorno de professores e gestores administrativos:









