Sumário
Em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente de Governador Valadares (Codema) no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), professores da UNIVALE fizeram palestras e participaram de mesa-redonda sobre poluição por plásticos no Rio Doce e sobre responsabilidade socioambiental na produção de resíduos sólidos. Os palestrantes foram o coordenador do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), professor Haruf Salmen Espindola, e o coordenador do curso de Engenharia Civil e Ambiental, professor Hernani Ciro Santana.
Além de explicar o processo de ocupação territorial do Rio Doce, Haruf detalhou as consequências da poluição por plásticos no Rio Doce. O combate à poluição por plásticos, salientou o professor, foi o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser trabalhado no Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano.
“Falei um pouco sobre o Rio Doce, o processo de formação histórica da região e como isso impacta o rio. Mas trouxe principalmente a temática do Dia do Meio Ambiente neste ano, a poluição por plástico. Essa é uma questão grave, e muitas vezes a própria população acaba descartando lixo, sacolas plásticas e garrafas pet. E isso é um problema grave de poluição para os rios, e atinge os mares também”, disse Haruf.
Você pode se interessar por:
O docente propôs ao Codema e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento que a população seja estimulada a proteger o rio, sob regulação do poder público, com fiscalização e aplicação de multas. Na véspera de sua palestra, Haruf fez uma caminhada de aproximadamente um quilômetro à margem do rio, para fazer registros fotográficos de poluição no local.
“Achei que ia tirar uma ou outra foto. Mas a cada metro eu encontrava sacolas de lixo, garrafas pet e entulho. Vi muito plástico agarrado a galhos na margem do rio. Pessoas fazem lanche ali e deixam sacolas e embalagens do que comeram. É uma questão gravíssima. Não existe uma conscientização, porque são os próprios moradores ribeirinhos que descartam o lixo ali, como se o rio fosse uma lixeira. Isso exige uma mudança da relação das pessoas com o rio, e é importante a ação do poder público e da sociedade civil organizada para trabalhar mais fortemente a educação ambiental com essas populações. Para que, ao invés de poluir, essas pessoas sejam guardiãs do rio”, declarou o coordenador do GIT.

O outro palestrante do evento, professor Hernani Santana, falou sobre a responsabilidade socioambiental na produção de resíduos sólidos. “Trabalhamos a questão socioambiental dos resíduos sólidos urbanos, o lixo. Esta é uma data em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, então essa ação realizada aqui traz reflexões. Infelizmente, na data de hoje, temos muito mais o que refletir do que comemorar. Isso é uma semente que foi plantada para trabalhar não as futuras gerações, mas a geração atual mesmo, em questões socioambientais que têm a ver com o meio ambiente”, comentou Hernani.
Veja as fotos feitas pelo professor Haruf, registrando a poluição à margem do Rio Doce em Valadares:










