São quase três décadas construindo histórias e proporcionando qualidade de vida para pacientes com deficiência intelectual pura ou associada a outras condições de base. O Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (Paope), da UNIVALE, é a maior referência em atendimentos, por ter uma equipe multidisciplinar, e também oferece suporte técnico para a realização de procedimentos necessários.
“Esses pacientes chegam aqui por meio de demanda espontânea ou por encaminhamentos, que vêm pelas secretarias municipais de Saúde, de Governador Valadares e também de diversos municípios do entorno”, explicou a professora do curso de Enfermagem, Sheila Furbino.
De acordo com o mais recente censo demográfico, mais de 45 milhões de pessoas com deficiência no país ainda vivem sem o olhar adequado para viver em sociedade. Atualmente, o Paope tem cerca de 1.500 pacientes registrados, e busca prestar assistência odontológica para essa população.
Os atendimentos multidisciplinares fazem parte da formação de alunos dos cursos da área da saúde, como Deuma Evaner, estudante de Nutrição. “O Paope tem esse diferencial. A gente tem condições de conversar com a família e saber hábitos alimentares da pessoa que está sendo atendida. Nós conseguimos orientar a alimentação desses pacientes, visando melhorar e dar condição mais sadia”, afirmou Deuma.
Os consultórios são equipados para a realização de consultas, orientações e abordagens junto aos pacientes e seus responsáveis, conquistando a confiança e desenvolvendo bons hábitos no cuidado bucal. Clarice Ferreira é avó de um paciente, e aprovou os atendimentos: “A gente está com pouco tempo de atendimento, mas o atendimento tem sido ótimo. Ele [o neto de Clarice] já se adaptou melhor a escovar os dentes e a sentar na cadeira do dentista, e conviver com os aparelhos. A expectativa de atendimento é só melhorar. Para ele foi muito bom”.