A UNIVALE celebrou nesta segunda-feira (25) os 30 anos de fundação do Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (Paope), que agora também leva o nome da idealizadora ao atendimento especializado a pessoas com deficiência mental, a professora Mylene Quintela Lucca, ex-reitora da universidade que faleceu em 28 de abril deste ano. A homenagem aconteceu com a presença de pacientes do Paope e familiares de Mylene Lucca.
A reitora da UNIVALE, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, destacou o caráter de prestação de serviço à comunidade que o polo vem desempenhando por três décadas. “O Paope é a manifestação maior de extensão que a UNIVALE tem, com atendimentos a uma comunidade muito especial. Enquanto uma instituição comunitária, para nós é fundamental esse cumprimento da nossa missão e do nosso compromisso com essa comunidade, fazendo atendimentos que realmente transformam a vida desses pacientes. Tanto para UNIVALE quanto para Governador Valadares, esse é um momento muito especial”, disse.

Lissandra salientou ainda o momento de emoção, proporcionado pelas homenagens à professora Mylene Lucca: “A gente sempre fica muito emocionada com o trabalho que a professora Mylene desenvolveu com a implantação do Paope. Ao longo desses 30 anos, sem dúvida é algo que marcou a história da UNIVALE e as histórias das nossas vidas. Ver a alegria dos pacientes e ver o quanto o trabalho dela rendeu frutos, para nós é de muita emoção”.
Você pode se interessar por:
Atual coordenadora do polo de assistência especializada, a professora Tânia Terezinha Soares Nunes Leite reforça a importância de um atendimento multiprofissional, com acompanhamento que inclui serviços de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.

“O Paope tem uma importância de ser referência em toda a região para o atendimento odontológico a pessoas com algum tipo de deficiência mental. Essas pessoas eram marginalizadas e não eram assistidas, e aqui elas têm essa assistência. Isso é importante, porque trabalhamos com uma equipe multiprofissional. Não é apenas o tratamento odontológico, tem toda uma equipe para auxiliar o paciente, pensando em seu bem-estar social”, declarou Tânia.
Os atendimentos fazem parte da formação de novos dentistas, e o coordenador do curso de Odontologia da UNIVALE, professor Cláudio Machado, lembrou da importância do trabalho idealizado pela professora Mylene Lucca. “Além da saúde bucal, nós conseguimos proporcionar um atendimento integrado àqueles pacientes que apresentam uma necessidade especial. Isso, dentro do curso de Odontologia, é um diferencial muito grande, porque há uma população muito grande que às vezes é negligenciada do lado de fora. O Paope é um dos programas mais importantes do curso de Odontologia, para nossos professores e nossos alunos. A professora Mylene Lucca, nesses 30 anos, possibilitou que nossos alunos aprendessem muito a fazer um trabalho com empatia e acolhedor”, afirmou Cláudio.

A solenidade de celebração dos 30 anos, com inauguração da placa que acrescenta “professora doutora Mylene Quintela Lucca” ao nome oficial do polo, teve apresentações musicais com o Coral da Aposvale e exibição de um documentário produzido pela UNIVALE TV . A cerimônia teve ainda a participação de familiares da fundadora do Paope, entre eles o diretor-administrativo da ETEIT e gerente de Marketing da UNIVALE, Pedro Lucca Neto.

“Para a família, esse é um momento de gratidão pelo trabalho da minha irmã, que dedicou 30 anos da vida dela a esse projeto, que ela fundou e caminhou junto sempre com brilhantismo, ajudando essa comunidade específica, que é tão necessitada desse tipo de atendimento. É um atendimento diferenciado e brilhante, cuidando também da família do paciente”, avaliou Pedro.