Sumário
A pesquisa realizada pelo Estadão destacou o curso de pedagogia da UNIVALE como um dos melhores do país
O curso de Pedagogia da UNIVALE foi reconhecido pela excelência em sua formação. A avaliação feita pelo Guia das Faculdades, fomentado pelo Estadão e publicado pelo Quero Bolsas, destacou o curso como um dos melhores do país.
Com 53 anos de tradição, o curso, que já recebeu a nota máxima do MEC por duas vezes consecutivas, recebe agora mais um reconhecimento a nível nacional pela excelência do ensino oferecido pela instituição.
A conquista é resultado do comprometimento do corpo docente, da infraestrutura completa com laboratórios de didática e brinquedoteca, além dos projetos de pesquisa e extensão que envolvem os estudantes. “O tripé universitário - ensino, pesquisa e extensão - é valorizado na UNIVALE, proporcionando aos estudantes uma formação completa e enriquecedora”, explicou a coordenadora do curso de Pedagogia, Wildma Mesquita.
Para a estudante do segundo período do curso, Evenny Firmino Farias da Paixão, a nota cinco não é surpresa. “A gente sabe o quanto os professores trabalham para passar o conhecimento, eles ensinam com tanta vontade. Não dá para esperar diferente disso”, contou.
Pedagogia: nota cinco no Guia das Faculdades
O Guia das Faculdades, em sua pesquisa anual, envolve toda a comunidade acadêmica nacional para apontar os melhores cursos do país. Todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação são convidadas a participar, indicando os cursos que estão recebendo novos alunos.
Com o objetivo de fornecer informações precisas e abrangentes, o coordenador de cada curso avaliado preenche um questionário detalhado. O foco está em três aspectos fundamentais: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.
A avaliação é realizada por mais de 10,5 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro, que são convidados a dar notas de 1 a 5 para cada curso, levando em consideração os aspectos fundamentais apresentados. “Eles utilizam as mesmas dimensões do instrumento do MEC, que avalia os cursos, corpo docente, infraestrutura, laboratórios e a matriz curricular. Nossos professores são mestres e doutores, temos projetos de pesquisa e extensão com estudantes bolsistas. Toda essa amplitude de possibilidades de vivenciar o ensino, a pesquisa e a extensão, são os diferenciais para um curso nota máxima de qualidade”, concluiu a coordenadora.