A Aula Magna do curso de Pedagogia deste semestre começou com uma proposta de compartilhamento de práticas exitosas de profissionais atuantes nos mais diversos espaços educacionais da cidade. Com o tema “A práxis pedagógica: do concreto ao simbólico”, o evento reuniu, alunos, egressos da área de educação infantil, dos anos iniciais e da educação inclusiva, nesta terça-feira, 20 de agosto, no campus II da Univale.
Participaram também ex-alunos que desenvolvem um trabalho de coordenação pastoral em escola confessional. “A proposta, inspirada no Paulo Freire, é que a gente não nasce educador, a gente se torna educador, compartilhando e refletindo sobre nossas práticas. O momento hoje é para que nossos estudantes do curso normal, do Colégio Estadual e da Escola Estadual Sinval Rodrigues Coelho, possam degustar dessas práticas exitosas que elas realizam nessas modalidades de ensino”, disse a professora Karla Nascimento, coordenadora do curso de Pedagogia.
Para a docente, com isso é possível qualificar a própria formação, porque além dos acadêmicos verem a teoria, podem ouvir dos profissionais como que é colocar a mão na massa, como é a prática desenvolvida nesses espaços e nessas diferentes etapas.
Uma das egressas convidadas é Ana Cristina Viana da Silva. A profissional atua no CEMEI Rubens do Amaral e falou sobre as práticas exitosas na educação infantil, dentro do seu ambiente de trabalho. Com uso de recurso de vídeo, ela mostrou todas as atividades realizadas com as crianças.
“A gente trabalha com as crianças dentro dos campos de experiência. E dentro deles a gente traz conhecimento de mundo, psicomotor e do desenvolvimento infantil em cada idade. O curso de Pedagogia da Univale contribuiu muito com a minha formação e com o que sou hoje. Aqui dentro desse espaço, fui muito bem acolhida, tive uma formação excelente, tanto com os professores quanto com o conteúdo”, contou.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios