Projeto de extensão do curso de Pedagogia da UNIVALE promove eventos de letramento junto a estudantes da educação básica de Governador Valadares

A professora do curso de Pedagogia da UNIVALE, Elizabete Aparecida de Carvalho, deu início às atividades deste semestre do projeto de extensão “Fazeres Docentes: gestão da sala de aula” nas escolas municipais Padre Eulálio Lafuente Elorz, Vereador Hamilton Teodoro, Rosalva Simões Ramalho e na Escola Estadual São Francisco de Assis.
O principal objetivo do projeto é promover eventos de letramento junto a estudantes da educação básica de Governador Valadares, por meio da articulação entre docentes e pedagogos de escolas públicas e pedagogos da Secretaria Municipal de Educação, com o suporte e a cooperação da UNIVALE. Essa parceria fortalece o vínculo entre a rede pública e a universidade, promovendo a integração entre teoria e prática, além do desenvolvimento de ações que atendam às necessidades reais das escolas.
As atividades estão estruturadas em dois tempos formativos:
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- Tempo Saberes: destinado a encontros de formação que envolvem docentes, pedagogos e estudantes do curso de Pedagogia, com a participação de professores da UNIVALE e das escolas parceiras.
- Tempo Fazeres: voltado ao desenvolvimento das atividades nas escolas, com acompanhamento da equipe universitária no campo de extensão. Para isso, foi elaborado um cronograma específico, considerando as demandas e o ritmo de desenvolvimento de cada instituição participante.
As ações serão conduzidas por professores regentes das turmas de 2º e 5º anos, com o apoio de graduandos do curso de Pedagogia, sob a orientação da professora Elizabete Aparecida de Carvalho. Também serão realizadas atividades de apoio pedagógico individualizado para crianças com baixo desempenho escolar, visando à melhoria do processo de aprendizagem.
Na Escola Estadual São Francisco de Assis, as atividades são direcionadas a jovens em privação de liberdade que apresentam defasagem na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática, buscando promover a reinserção escolar e social por meio do apoio pedagógico especializado.
Espera-se que as atividades desenvolvidas resultem em impactos positivos e contribuam para a transformação da realidade educacional das escolas participantes, fortalecendo o processo ensino-aprendizagem e colaborando para a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

