Valdicélio Martins é professor do curso de Pedagogia, e está cursando o doutorado em Educação pela UFMG
Entre os dias primeiro e quatro de agosto, aconteceu na Universidade Federal Fluminense (UFF), na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, a XIV RAM, Reunião de Antropologia do Mercosul. Na ocasião, o professor do curso de Pedagogia Valdicélio Martins dos Santos, que é doutorando em Educação pela UFMG, teve um trabalho aprovado e apresentado.
A pesquisa conduzida pelo professor, de caráter etnográfico, foi apresentada no grupo de trabalho internacional “Niñez, alteridade y desigualdades: investigaciones con y sobre niñxs desde una antropología interseccional”.
O trabalho, intitulado "Presença e ação social de crianças que vivem e circulam no Morro do Carapina em Governador Valadares - MG", apresenta os resultados preliminares da pesquisa de doutorado em andamento, que aponta os motivos e limites das dinâmicas de circulação, como as fronteiras territoriais, o brincar, e como os marcadores sociais da diferença conformam as experiências de circulação.
Na ocasião, pesquisadores de diversas áreas contribuíram com a proposta e lançaram mão de questionamentos sobre o processo etnográfico vivenciado no território, considerando o trabalho inovador para a Antropologia, que tem se dedicado à pesquisa para, com e sobre crianças em diversos contextos sociais.
Além da apresentação, houve rodas de conversas, minicursos, mesas-redondas, seminários e apresentações culturais.