A publicação do estudo é um marco importante para a equipe de pesquisa e para a UNIVALE
Uma pesquisa desenvolvida pelo coordenador do curso de Farmácia da UNIVALE, professor Thalisson Gomides, com estudantes e professores da universidade, ganhou destaque na revista científica Obesities, periódico suíço internacionalmente reconhecido.
O estudo concentrou-se em analisar os parâmetros hematimétricos e a resposta imune de crianças, separando os grupos com sobrepeso e obesidade. Assim, o trabalho buscou entender melhor as implicações do sobrepeso e da obesidade na saúde infantil.
Thalisson explica que, quando a pesquisa teve início, em 2021, o objetivo era investigar os efeitos das infecções parasitárias na saúde nutricional das crianças. No entanto, os dados mostraram que as infecções parasitárias não eram tão prevalentes quanto esperado, o que levou a uma mudança no foco da pesquisa. "O que nos chamou mais atenção foi a prevalência de sobrepeso e obesidade nas crianças da comunidade", relata o professor.
Resultados da pesquisa
O estudo revelou que o sobrepeso e a obesidade podem contribuir para alterações hematológicas. Além disso, essa pesquisa pode estimular o desenvolvimento de novos estudos uma vez que alterações no metabolismo do ferro associadas ao aumento do IMC podem elevar o risco das crianças desenvolverem anemia. "As crianças com sobrepeso e obesidade têm um perfil imunológico diferente, com maior quantidade de células inflamatórias no sangue e uma redução no tamanho das hemácias e na quantidade de hemoglobina dentro delas", explica Thalisson. Esse quadro aproxima as crianças com sobrepeso e obesidade da anemia, comparado às demais.
A pesquisa foi conduzida com 39 crianças de Chonin de Cima, das quais 15 estavam no grupo com sobrepeso e obesidade, e 24 no grupo controle (eutróficas). Foram realizadas avaliações antropométricas, hematológicas e imunológicas. Os resultados mostraram que as crianças com sobrepeso e obesidade apresentaram maior quantidade de células do sistema imune (leucócitos totais e neutrófilos), níveis mais elevados de TNF (um marcador inflamatório) e menores VCM (volume médio das hemácias) e HCM (quantidade média de hemoglobinas por hemácia).
Impacto da pesquisa e reconhecimento
A publicação do estudo na Obesities é um marco importante para a equipe de pesquisa e para a UNIVALE. "Comemoramos a publicação deste produto científico e esperamos continuar nosso trabalho, produzindo ciência de qualidade com impacto acadêmico e social", afirma o professor.
O estudo evidencia a importância de se entender as consequências do sobrepeso e da obesidade na saúde infantil, especialmente em regiões periféricas, e pode contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes no combate a essas condições.