Sumário
O objetivo principal dessa pesquisa é cartografar os territórios vividos e educativos nos diversos bairros da cidade, sob o olhar dos estudantes
A pesquisa “Conversando com a cidade, cartografias de territórios educativos em bairros de Governador Valadares” está em pleno desenvolvimento. Coordenada pela pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (Niesd), a professora Maria Celeste, a pesquisa é uma parceria entre a UNIVALE e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e envolve docentes do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), mestres formados pelo GIT, profissionais da educação básica e estudantes do 9º ano das escolas estaduais e municipais.
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Através de um exercício metodológico participativo, a pesquisa busca compreender as relações entre os espaços urbanos e a educação, promovendo o conhecimento e a reflexão sobre a cidade. “Os estudantes são protagonistas nesse processo, sendo convidados a observar, interpretar e registrar as características e potencialidades dos seus próprios bairros. A partir dessas percepções, são levantadas questões importantes sobre os espaços de aprendizagem e as necessidades educacionais locais”, explica a professora Maria Celeste Souza.
A expectativa é que os resultados obtidos possam contribuir para o planejamento e desenvolvimento de políticas educacionais mais adequadas às demandas e realidades locais. “Temos diversos pesquisadores que estão promovendo esse diálogo da escola com a cidade, aproveitamos a vivência dos estudantes e mostrando o território potencialmente educativo no bairro deles. Com as idas às escolas e as caminhadas, a gente vai identificando estudantes que têm um gosto maior pelo desenho, por exemplo, e estes auxiliam na confecção do e-book”, afirmou a pesquisadora e professora Karla Nascimento dos Reis.
Estudantes visitam a UNIVALE em mais uma etapa da pesquisa
Estudantes da Escola Municipal Ivo de Tassis, localizada no bairro Turmalina, tiveram a oportunidade de visitar a UNIVALE como parte da pesquisa. A proposta era que os jovens expressassem, por meio de desenhos, a realidade vivida por eles em seus respectivos bairros.
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Durante o processo de construção da pesquisa, os estudantes foram incentivados a observar atentamente sua comunidade, identificar aspectos marcantes e representá-los artisticamente. Com muita criatividade e sensibilidade, eles produziram uma série de desenhos que retratam a comunidade. “Estou desenhando uma bicicleta que tem no meu bairro, que foi colocada por um mecânico. Passo por ela sempre e faz parte do meu dia a dia. Fico feliz em fazer parte da pesquisa por meio do desenho, algo que gosto muito de fazer”, contou o estudante Samuel Siqueira, entusiasmado com a arte.
Os desenhos serão compilados em um e-book, que servirá como uma poderosa ferramenta de divulgação e reflexão sobre as realidades. Durante a visita à UNIVALE, eles participaram de uma oficina de expressão artística com o professor dos cursos de Design Gráfico, Jornalismo, e Publicidade e Propaganda, Emerson Eller. “Eles estão desenhando paisagens, projetos, a logo do ‘Fica Vivo’, que é importante para eles lá. Um grafite que um viu em um muro. Cada um está fazendo um tipo de ilustração específica, com base no que eles vivem no dia a dia”, afirmou o professor.
A pesquisa deve ser concluída no próximo ano, e pretende compartilhar as perspectivas para abrir um diálogo mais amplo sobre as questões sociais e urbanas presentes em nossa cidade.