Uma iniciativa idealizada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Alê Ferraz, construída em parceria com a Prefeitura, a Pet dos Vales e também conta com a parceria da UNIVALE
A Organização da Sociedade Civil (OSC) Pet dos Vales realizou, nesta quinta-feira (18), a cerimônia de abertura oficial do Programa Pet Saúde GV e a inauguração da Casa dos Pets, em Governador Valadares. O evento aconteceu na sede da instituição, na Rua Arthur Bernardes, nº 503, no Centro, e reuniu autoridades, representantes da sociedade civil, parceiros institucionais e imprensa. A UNIVALE é parceira do programa, com estrutura e equipe técnica para realizar atendimentos que garantam o bem-estar dos animais.
O Pet Saúde GV é fruto da parceria entre o poder público municipal e a OSC Pet dos Vales e tem como idealizador o presidente da Câmara Municipal, vereador Alê Ferraz. O programa foi concebido com o objetivo de ampliar o atendimento, a saúde e o cuidado com os animais da cidade, fortalecendo as políticas públicas de bem-estar animal no município.


A iniciativa conta com emendas articuladas pelo vereador Alê Ferraz e recursos da Prefeitura para a estrutura operacional da Pet dos Vales, garantindo ações como castrações, atendimentos clínicos, suporte a protetores independentes e medidas preventivas em todo o território municipal.
Você pode se interessar por:
Além da atuação direta da Pet dos Vales, o programa conta com apoio técnico e acadêmico da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), que contribui tanto para o atendimento veterinário quanto para a formação prática dos estudantes, fortalecendo a integração entre ensino, serviço e responsabilidade social.
Idealizador do programa, o vereador Alê Ferraz destacou a dimensão alcançada pela iniciativa e o papel das parcerias institucionais. “Quando iniciamos essa luta pela causa animal, lá em 2016, eu jamais imaginaria que estaríamos inaugurando, em Governador Valadares, um programa desse porte, que hoje considero o maior de Minas Gerais. A parceria com a UNIVALE engrandece ainda mais o projeto, porque além de cuidar dos animais, estamos formando profissionais, qualificando a mão de obra e cuidando da cidade como um todo. Cuidar dos animais é cuidar da vida, da família e de Governador Valadares”, afirmou o vereador.
Entre os serviços oferecidos está o SAMU Pet, voltado ao atendimento emergencial de animais em situação de rua. Outro avanço importante é o aplicativo YPet Oficial, ferramenta digital que amplia o acesso da população aos serviços do Pet Saúde GV. Por meio do app, é possível realizar agendamento de castrações, acionar o SAMU Pet, fazer denúncias de maus-tratos, divulgar animais perdidos e acessar informações sobre adoção.



Para o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Cunha, o programa representa um avanço significativo para a saúde pública. “Falar de saúde pet é falar também de saúde humana. A causa animal está inserida de forma ampla na política de saúde, e esse programa é resultado de acompanhamento, continuidade e responsabilidade. Essa é uma luta iniciada em 2016 e que, com continuidade, se transformou em política pública. Com o apoio do prefeito Coronel Sandro, foram destinados cerca de R$ 490 mil para a implantação do programa, além de 11 parcelas de R$ 245 mil, garantindo recursos para fortalecer a causa animal no município”, explicou.
O diretor da Clínica Veterinária da UNIVALE, Ernani Rocha, reforçou que a universidade está preparada para atuar de forma integrada ao programa. “A UNIVALE está pronta para somar a esse projeto. Temos estrutura, equipe técnica qualificada e alunos acompanhados por profissionais experientes. Essa parceria nos permite oferecer atendimento responsável aos animais e, ao mesmo tempo, preparar melhor nossos estudantes para os desafios do mercado de trabalho”, declarou.
O Pet Saúde GV chega para consolidar a política pública de proteção animal no município, ampliar o acesso da população a serviços essenciais e reforçar a atuação integrada entre poder público, universidade e sociedade civil. O prefeito de Valadares, Coronel Sandro Fonseca, lembra da presença de animais de estimação nas casas das pessoas, ao salientar a importância da saúde animal para a saúde pública.
“Os animais fazem parte da nossa vida, especialmente cães, gatos e pássaros, que são muito frequentes em nossas casas. A gente que dar a esses animais uma condição de vida decente, com acolhimento, castração, vacinação e resgate de situações de maus tratos, é algo que vai melhorar a condição de vida de todo mundo. Com o processo de castração, a proliferação de cães e gatos de rua não será tão intensa e haverá uma redução, porque a gente tem que fazer o controle dessas populações. E, ao final de tudo, esse investimento reverte na melhoria de qualidade de vida das pessoas, de forma geral, em Governador Valadares”, disse o prefeito.








