Sumário
Primeiro dia trouxe discussões sobre direitos fundamentais e mitos e verdades da nutrição
A primeira noite do Pint Of Science 2022 aconteceu nesta segunda-feira (7) em diferentes cidades de todo o Brasil. Em Governador Valadares, o bar que recebeu a abertura do evento foi o Mister Friday, no bairro Jardim Alvorada. Professores, alunos e funcionários da Univale se reuniram aos convidados no bar para conversar sobre temas relevantes da atualidade, de forma descontraída e com uma boa dose de diversão.
O primeiro bate-papo foi com duas professoras do curso de Nutrição, Bárbara Enes e Milena Simões. Em formato de quiz, as duas apresentaram conhecimentos populares relacionados à nutrição, e com a participação do público foram desvendando os mitos e explicando o que é e o que não é fato em temas como emagrecimento, dietas e suplementação de vitaminas.
“Nós ficamos muito felizes com o evento porque teve uma interação muito bacana. Percebemos que as pessoas têm muitas dúvidas sobre aspectos relacionados à nutrição, e foi justamente por isso que escolhemos levar essa temática. A gente percebe que, hoje, com as redes sociais, o acesso muito fácil a certas informações vêm gerando uma série de dúvidas e confusões, afinal, será que as propagandas que a gente vê por aí, funcionam ou não? Por isso optamos por levar essas discussões — temas muito atuais e muito buscados, mas que, na maioria das vezes, têm pouca ou nenhuma evidência, já que quando olhamos do ponto de vista científico as evidências são fracas e não sustentam uma recomendação profissional”, explica Bárbara.
Direitos Fundamentais no Pint Of Science
Já os professores do curso de Direito escolheram trabalhar os direitos fundamentais de uma forma bem inusitada: André Rodrigues, Fernanda Saches, Sara Edwirgens, Islane Archanjo e Bernardo Nogueira foram vestidos a caráter como os personagens da novela Pantanal. Cada um deles expôs os problemas enfrentados por seu respectivo personagem na trama, explicando os direitos violados. Rosimeire Pereira, também professora do Direito e responsável pela mediação do grupo, ressaltou que esse foi um formato pensado para aproximar o Direito do cotidiano, usando como exemplo figuras de conhecimento popular.
Shirley Same, aluna do terceiro período do curso de Direito, foi com a turma e aprovou a apresentação dos professores. “Foi a primeira vez que fui prestigiar um evento do Pint Of Science e eu achei muito legal. Os professores trouxeram debates muito importantes, falaram sobre direitos fundamentais, assédio sexual e outros temas de uma forma leve e divertida. A encenação da Juma com o Velho do Rio foi incrível, não imaginava que uma novela traria tanta relevância ao Direito. Foi uma noite de diversão e aprendizado”.
Programação do segundo dia
Nesta terça-feira (8), o Pint continua na Hausmalte, no bairro Lagoa Santa, agora com temáticas ambientais. Os professores Renata Campos, Hernani Santana, Sérvio Ribeiro e Mariana Alcântara vão discutir a nossa relação de codependência com a natureza, no talk “Na saúde ou na doença: sem chances de divórcio com o ambiente”. Já os professores Elaine Scherrer, Rafael Gama, Pedro Marçal, Thalisson Gomides, Patrícia Figueiredo e Lorran Miranda trarão um debate sobre o lixo que produzimos: você sabe a diferença entre lixo e resíduo sólido?
A Hausmalte fica na avenida José Ivair F. Mattos, número 71, no bairro Lagoa Santa. O evento começa às 19 horas.