Pitch é uma técnica que permite comunicar uma ideia de forma breve e objetiva, muito usada em vendas e apresentações de negócio. Quando aplicada no meio acadêmico, se torna a melhor forma de compartilhar o conhecimento com um grande e variado público.
Sabe por quê?
É o meio de apresentação mais rápido, dinâmico e de fácil compreensão. Afinal, ele dura até no máximo 3 minutos, é apresentado por meio de vídeo e utiliza um cronograma de tópicos, com linguagem simples e acessível.
Passo a passo para fazer um Pitch Acadêmico
Comece o seu pitch dizendo seu nome e sua área de atuação ou pesquisa.
Depois, fale o título da pesquisa ou do artigo.
Em seguida cite quem coordenou o projeto e o pessoal da equipe, se tiver mais alguém envolvido.
Fale sobre o objeto da pesquisa, seja objetivo e evite termos técnicos ou rebuscados. Lembre-se de dizer o porquê da sua pesquisa ser tão importante.
Deixe claro quais os campos de estudo que influenciaram sua pesquisa, e como ela pode influenciar o campo de conhecimento, outras áreas e até o mercado.
Fale sobre os resultados da pesquisa, de forma descontraída e dinâmica.
Convide as pessoas a conhecerem mais e faça um agradecimento a quem assistiu, citando, ao final, a universidade e quem mais te ajudou a realizar o trabalho.
Saiba tudo sobre o Pitch Acadêmico!
Dicas importantes
Crie um roteiro resumindo suas ideias.
Procure um ambiente silencioso.
Para evitar eco, opte por locais abertos.
Escolha um ambiente bem iluminado.
Posicione o microfone próximo a boca.
Seu equipamento deve sempre ficar na posição horizontal, deitado.
Use um suporte para estabilizar a câmera/celular.
Posicione a câmera na altura dos olhos, com a postura ereta.
Lembre-se de olhar diretamente para a lente da câmera e nunca para a tela do celular.
Depois que terminar, assista ao conteúdo para conferir se deu tudo certo.