Por ser agraciada com a premiação, a docente da UNIVALE também conquistou o direito de se tornar membro da Associação Internacional de Paratuberculose
Professora do curso de Medicina Veterinária da UNIVALE, Junnia Luísa Pena receberá pela segunda vez o prêmio “Helping Hands Fellowship”, oferecido pela Associação Internacional de Paratuberculose (IAP, na sigla em inglês). A entrega será em outubro, durante o Colóquio Internacional de Paratuberculose, realizado entre os dias 21 e 25 do mês, em Mathura, na Índia.
O prêmio “Helping Hands Fellowship”, explica Junnia, trata-se de uma bolsa concedida em reconhecimento às contribuições para a pesquisa sobre a paratuberculose com excepcional potencial para pesquisas e estudos futuros. A médica-veterinária, que também é graduada em Zootecnia, já havia vencido o prêmio da IAP em 2022 – à época, o Colóquio foi realizado em Dublin, na Irlanda.
Por ser agraciada com a premiação, a docente da UNIVALE também conquistou o direito de se tornar membro da Associação Internacional de Paratuberculose.
O trabalho reconhecido pela IAP se refere a uma parte da tese de doutorado desenvolvida pela professora Junnia Pena no Laboratório de Doenças Bacterianas, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), sob a orientação da professora Maria Aparecida Scatamburlo Moreira, e aborda a correlação entre Mycobacterium avium, subespécie paratuberculosis, e as bactérias causadoras de mastite bovina, e seus impactos na glândula mamária.