Prevenção de A a Z - Univale promove evento em parceria com a Oncoleste para o Novembro Azul

04 novembro, 2021

O evento acontecerá neste sábado e busca estimular o autocuidado e a prevenção de doenças.

Novembro é o mês do combate mundial ao câncer de próstata e para marcar o período, a Univale e a Oncoleste se uniram para realizar o evento “Prevenção de A a Z”, com o objetivo de estimular o autocuidado e a prevenção de doenças. Um dos principais pilares da Universidade é estar perto da população, ultrapassando o espaço acadêmico e oferecendo serviços gratuitos. Portanto, essa ação não seria diferente.

A Univale conta com profissionais extremamente capacitados e investe em uma formação humanística, por isso a participação nesses projetos é de suma importância, além de enriquecedora para os beneficiários e para a instituição. A professora Izabella Barbosa Vieira, Mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora do curso de Nutrição falou sobre a importância da iniciativa.

"Representa uma grande oportunidade para nós, profissionais da saúde, colocarmos em prática a nossa responsabilidade social por meio do compartilhamento de conhecimentos teórico-práticos, no intuito de engajar a comunidade a adotar medidas que possam prevenir o câncer, e fomentar a conscientização de que o diagnóstico precoce é fundamental para melhor prognóstico"

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), entre 2020 e 2022, no Brasil, cerca de 65.840 homens serão afetados com esse tipo de câncer. A alimentação, quando equilibrada e saudável, pode ser uma forte aliada no combate a doença. A professora ressalta que frutas, legumes e verduras possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que diminuem o risco de câncer, principalmente vegetais como a couve-flor e o brócolis.

O evento acontecerá neste sábado, 06 de novembro, de 08h às 11h, no Campus II da Univale, e serão distribuídas 60 senhas para os diversos atendimentos. Algumas das atividades propostas são:

• Fale com o Doutor: momento aberto de perguntas e respostas com médicos;
  • Oficinas de culinária preventiva;
  • Oficinas de saúde bucal e auto cuidado com a pele/maquiagem;
  • Aferição de glicemia capilar;

Não fique de fora dessa.