O evento acontecerá neste sábado e busca estimular o autocuidado e a prevenção de doenças.
Por: Natalia Lima Amaral
Novembro é o mês do combate mundial ao câncer de próstata e, para marcar o período, a UNIVALE e a Oncoleste juntaram forças para realizar o evento “Prevenção de A a Z”, que busca estimular o autocuidado e a prevenção de doenças. Serão nove cursos da Universidade oferecendo diversas atividades gratuitas para o público. O curso de Farmácia, por exemplo, produziu sabonetes líquidos, hidratantes e protetor solar para distribuição, e também promoverá ações educativas relacionadas ao uso e descarte de medicamentos.
A Universidade conta com profissionais super capacitados, sendo um dos seus principais pilares a integração com a população, oferecendo serviços gratuitos que excedam o espaço acadêmico. Por isso, a participação nesses projetos é de suma importância tanto para os beneficiários quanto para a instituição. A professora Izabella Barbosa Vieira, mestre em Nutrição e Saúde pela UFMG e professora do curso de Nutrição, falou sobre a ação.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), entre 2020 e 2022, no Brasil, cerca de 65.840 homens serão afetados com esse tipo de câncer. E a alimentação saudável pode ser uma forte aliada no combate à doença. Sobre a prevenção ao câncer, a professora ressalta que frutas, legumes e verduras possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que diminuem o risco da doença, principalmente vegetais como a couve-flor e o brócolis. Além disso, diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados e prontos para o consumo é um ato de autocuidado.
O evento acontecerá neste sábado, 6 de novembro, de 8h às 11h, na Oncoleste, localizada na rua Elton Quintão, 155 Santos Dumont 1. Serão distribuídas 60 senhas para os diversos atendimentos clínicos, realizados pela Oncoleste.