Com apoio da coordenação do curso, estudantes de Odontologia da UNIVALE programaram para esta terça-feira (6) o primeiro “Day Off”: um dia sem aulas, mas com outras atividades, que incluem palestras e demonstração de atividades de pesquisa e extensão disponíveis na universidade. “Neste semestre foram palestras. A ideia é parar um dia e fazer o que eles [alunos] sugerirem”, afirma o professor João Pedro Moniz Galvão de Albuquerque, coordenador do curso no período noturno.
Todos os eventos do Day Off foram realizados no auditório do Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva. Pela manhã, a programação incluiu apresentação do Conselho Regional de Odontologia Júnior (CRO-Júnior, com participação de estudantes e dentistas recém-formados), da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e, para a parte da tarde, rodas de conversa e apresentação de projetos de pesquisa e extensão.
Conforme o presidente do Centro Acadêmico do curso, Lucas Vieira, o Day Off permite o aprofundamento em alguns dos temas pouco abordados ao longo da graduação. “São temas de alguns caminhos a serem seguidos, áreas da Odontologia que não são muito abordadas, e agora os alunos podem ter mais conhecimento e contato com esses temas. Esta é só a primeira edição, nas próximas a gente quer inovar, para promover a integração e os estudantes terem um conhecimento a mais, para agregar na formação acadêmica e vida profissional”, disse Lucas.
O professor João Pedro enfatiza ainda que o dia sem aulas é realizado ao final do semestre para que os alunos possam fazer uma pausa estratégica em seus estudos. Ao final dos próximos semestres, as demais edições do Day Off devem seguir a linha de propor um momento de reflexões e informações.
“É um alerta, para dar uma respirada no meio de toda essa agitação de trabalho. Neste primeiro momento veio a necessidade de apresentar para eles tudo que a faculdade tem a oferecer em termos de ensino, pesquisa e extensão. Esse conhecimento, que está sendo ofertado para eles, será importante para a vida acadêmica e futura vida profissional. A intenção é fazer essa parada no final do semestre, de uma forma leve e trazendo uma demanda que veio deles e está sendo entregue para eles ao longo deste dia”, destacou o docente.