A pandemia da Covid-19 acarretou na exaustão de muitos profissionais, principalmente os da área da saúde. Enfermeiros, médicos e muitos outros foram linha de frente nesta crise global que ainda não chegou ao fim. O professor da UNIVALE no curso de Enfermagem, Micael Alves dos Santos, convive com a realidade desses profissionais de perto e isso o motivou para seguir suas pesquisas no tema.
Aprovado em primeiro lugar no Mestrado da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seu projeto tem como tema “O enfermeiro no contexto da pandemia da Covid-19 em Governador Valadares/MG”, abordando os desafios na dualidade do trabalho assistencial e de gestão na Atenção Primária à Saúde.
“Fui o único aprovado na linha de pesquisa Gestão e Educação na Saúde e Enfermagem. Fiquei muito feliz. É um sonho poder fazer o mestrado, especialmente na minha área de formação. Também muito importante, por atuar como professor no curso de Enfermagem da Univale e atuar na gestão de serviços de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares”, compartilhou o professor.
A questão maior da sua pesquisa é sobre em qual medida a pandemia da Covid-19 impactou no trabalho empenhado pelos enfermeiros em Governador Valadares, visto que houve um aumento considerável na carga de trabalho, tanto em termos assistenciais como gerenciais. Isso acarretou na incorporação de novos afazeres, onde o profissional acaba lidando com novos desafios, ainda maiores, além dos previamente existentes.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios