A Seção de Minas Gerais da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-MG), em assembleia geral extraordinária, escolheu o enfermeiro Micael Alves dos Santos, professor do curso de Enfermagem da UNIVALE, para ser o novo diretor de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho em Enfermagem. O cargo estava vago e houve a necessidade de realizar nova eleição para compor a gestão, que terminará em dezembro de 2024.
Micael é o único membro da Diretoria da Aben-MG que não está na região metropolitana da capital mineira, o que representa um avanço da Associação para o interior do Estado, cumprindo com um dos objetivos da atual gestão.
“Integrar a Aben-MG é uma honra, pois trata-se da mais antiga e uma das mais tradicionais entidades representativas da Enfermagem brasileira, cuja fundação se deu ainda no ano de 1926. Sempre ensinei aos meus alunos a importância de se associarem, para o fortalecimento da profissão em qualquer canto deste país. Agora, honrosamente membro da diretoria, especialmente na Diretoria de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho de Enfermagem, poderei contribuir mais efetivamente com a Associação junto aos profissionais, às discussões e à formulação de novas políticas. É importante ressaltar que a Enfermagem representa a maior força de trabalho da área da saúde e do SUS; no Brasil somos 2.923.070 profissionais, dos quais 239.200 estão em Minas Gerais. Somos a profissão e uma ciência, cujo objeto é o cuidado do ser humano na sua integralidade”, disse o professor.
Sobre a Aben-MG
Segundo o Estatuto Social da Aben Nacional, à Diretoria de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho de Enfermagem compete, dentre outras atribuições, a coordenação, organização e operacionalização de atividades que cooperem com o desenvolvimento da prática profissional e do trabalho de Enfermagem, por meio de comissões, departamento científicos, do Conselho Consultivo Nacional de Sociedades e Associações de Enfermagem ou de Enfermeiros Especialistas.
Ainda está prevista a representação da entidade junto a espaços de formulação de políticas relacionadas à prática profissional e ao trabalho de Enfermagem e a participação em programas de educação permanente, além da coordenação de eventos temáticos da prática profissional, tais como o Seminário Internacional sobre o Trabalho na Enfermagem (Siten), a Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica, o Seminário Nacional de Diretrizes para Enfermagem na Atenção Básica em Saúde (Senabs), o Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem (Sinaden). Dois desses eventos aconteceram neste mês, na 74ª edição do Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), no Rio de Janeiro, do qual o professor Micael já participou enquanto Diretor.
Além dele, alunos de Enfermagem da UNIVALE também associados à Aben-MG e já estão participando de congressos e atividades promovidas pela entidade. Podem se associar à Aben estudantes de cursos de Enfermagem (graduação e técnico) e profissionais (auxiliares e técnicos de Enfermagem, enfermeiros, e enfermeiros estudantes de pós-graduação).
A Aben-MG foi oficialmente fundada em 4 de janeiro de 1947, em Belo Horizonte, junto à Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG). Hoje, é uma das 25 seções estaduais que a Aben Nacional possui. Já a Aben Nacional, fundada em 1926 pelas primeiras enfermeiras formadas pela Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, atual Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ), no Rio de Janeiro, nasceu como Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas. Em 1954 passou a ser chamada de Associação Brasileira de Enfermagem (Aben). Seus objetivos são a promoção do desenvolvimento político, social e científico das categorias da Enfermagem. A Aben Nacional já integrou o International Council of Nurses, que é o Conselho Internacional de Enfermeiros – a maior entidade internacional da categoria.