Sumário
O professor e coordenador dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Univale, Manoel Assad, apresentou recentemente sua dissertação para obtenção do título de Mestre em Comunicação Social. Manoel, que é especialista em Marketing Político, Opinião Pública e Comportamento Eleitoral, escolheu as relações entre mídia e política como campo de estudos para o mestrado. Como tema, o pesquisador analisou as narrativas de propagandas partidárias gratuitas do Partido Movimento Democrático Brasileiro, (P)MDB, entre 2013 e 2017.
De acordo com o professor, o objetivo da pesquisa foi compreender a imagem que o partido constrói de si, do Brasil, de aliados e adversários em diferentes contextos políticos. “Para estruturar o meu trabalho eu precisei buscar referências interdisciplinares que dessem conta de explicar a forma como os campos da comunicação e da política se confluem e como, no fim, a política acaba reconfigurando a sua práxis para uma lógica mais midiatizada”.
Entre as referências da pesquisa, estão autores clássicos das Ciências Sociais, como Bourdieu e Thompson, e também nomes importantes da academia brasileira, como José Luiz Braga, Fausto Neto, Wilson Gomes, Paulo Roberto Figueira Leal e Venício de Lima, que falam sobre a relação da mídia com a política.
Confira a entrevista com o professor Manoel Assad:
Manoel - Eu procurei demonstrar como as transformações da política, principalmente sobre o foco da mídia, tem priorizado as pessoas em detrimento das instituições (os partidos, neste caso) e de quais maneiras isso muda o jogo político. Além disso, também abordei a questão do tempo eleitoral, que, se antes estava restrito aos períodos em que havia eleição, hoje se vive o ficou conhecido como Campanha Permanente.
Isso significa dizer que os atores políticos não esperam as eleições para promover suas disputas de poder, pelo contrário, estão disputando poder o tempo todo e a mídia é um dos principais palcos dessa disputa.
Manoel - Posso dizer que o meu principal achado é que o (P)MDB constrói para si uma imagem de “Bastião da Democracia Brasileira” e resgata essa imagem sempre que o país vive uma crise de representatividade. Essa imagem é usada para fins diversos, dependendo do contexto político e a opinião pública. Para quem se interessa pelo tema, recomendo a leitura.
Manoel - Pessoalmente o título de mestre sempre foi um sonho. Venho de um berço acadêmico e esse caminho formativo sempre esteve entre os meus objetivos de vida. Sou egresso da Univale e desde que me formei, em 2005, digo que quero ser professor. Entretanto, antes disso, resolvi me aventurar no mercado para que eu pudesse trazer para a sala de aula as experiências que pode viveria “lá fora”.
Bom, se passaram 14 anos e nesse tempo trabalhei em várias áreas da comunicação e em mercados diferentes, passei por São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Governador Valadares, e finalmente, acabei em uma empresa de abrangência nacional. Isso significa que a minha “aventura” acabou virando uma carreira.
Mas o desejo pela academia me acometeu novamente e eu resolvi fazer a seleção do mestrado em 2017. Felizmente essa minha decisão acabou coincidindo com o convite, feito pelo professor Dileymarcio, de vir dar aulas na Univale em 2019. O título, agora coincide com a minha assunção à coordenação dos cursos de Publicidade e Jornalismo.
Meu desejo é trazer toda a minha história na ciência e no mercado para dentro dos cursos. Contribuir com a formação dos nossos alunos e oferecer ao mercado não apenas bons profissionais, mas cidadãos pensantes e conhecedores do seu espaço e função na sociedade.
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