Professora da Univale é nova secretária de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Governador Valadares

01 abril, 2022

Beatriz Pereira de Almeida é economista e ministra disciplinas ligadas a inovação e gestão em vários cursos da universidade

A professora Beatriz Pereira de Almeida deu início a um novo desafio profissional. Na última quarta-feira (30), ela assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Ciência Tecnologia e Inovação de Governador Valadares, responsável por executar políticas públicas de desenvolvimento econômico e estímulo ao eixo da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Beatriz é professora da Univale nas disciplinas de Cultura Empreendedora, Empreendedorismo e Inovação e Economia e Gestão Farmacêutica. Ela possui graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é doutoranda em Economia na Universidade Federal de Juiz de Fora com período sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA).

Agora, à frente da SMDCTI, ela pretende usar a experiência como economista para impulsionar a cidade. “Como professora e pesquisadora, tenho o propósito de impactar positivamente a vida das pessoas e o meu entorno, o que é ainda mais intensificado por este cargo. Entendo que o grande desafio é tornar Governador Valadares mais competitiva, investindo em desburocratização, liberdade para empreender e diversificação da matriz econômica, com prioridade para a inovação e a nova economia. Temos grandes oportunidades com a chegada da Sudene e com as obras de infraestrutura previstas no município, e precisamos ter projetos para alcançar grandes resultados”, ressalta.

Beatriz assume o lugar do também professor e economista Hilton Manoel, docente da Universidade Federal de Juiz de Fora, que ocupava o cargo de secretário da SMDCTI desde 2019. “Estou feliz e empolgada com o desafio que é assumir uma das pastas mais importantes no município, principalmente em um momento histórico de dificuldades e de oportunidades como o que vivemos. Agradeço ao prefeito André Merlo, que por seu compromisso em ter uma Secretaria de Desenvolvimento técnica, me convidou para dar continuidade ao excelente trabalho iniciado pelo professor Hilton Manoel.”

Para a Univale, a conquista da professora representa uma ampliação dos espaços que a universidade ocupa. Ter uma representatividade universitária no desenvolvimento da cidade, é considerar o poder da educação como base de mudança.