Poeme-se: professora da Univale é contemplada em edital para o incentivo da poesia em Valadares

Poeme-se: professora da UNIVALE é contemplada em edital para o incentivo da poesia

17 dezembro, 2021

A professora Karla Nascimento foi uma das selecionadas em edital do Instituto Psia para incentivar a poesia e a produção artístico-cultural

Por: Natalia Lima Amaral

Na última  quarta-feira (15/12) a professora Karla Nascimento, coordenadora do curso de Pedagogia, foi contemplada pelo edital de criação artística do Instituto Psia, que concedeu 50 bolsas para artistas nascidos ou que moram em Governador Valadares. A finalidade do projeto está na produção desses artistas, que construirão um espaço virtual com suas obras. Além disso, elas irão compor o Memorial de Poesia Valadarense.

Sobre o edital

O edital foi aberto dia 08 de dezembro e os artistas selecionados foram de diversas áreas, como literatura, música, fotografia, teatro, cultura hip hop e muito mais. Essa ação do Psia contou com o apoio do Ministério do Turismo e do Governo de Minas Gerais, com recursos da Lei Aldir Blanc. Para Marcelo Rocha, fundador e presidente do Instituto Psia, é preciso incentivar a produção artística local. E a edificação do Memorial da Poesia Valadarense é apenas o começo de muitos outros projetos.

“As bolsas concedidas pelo Instituto Psia amenizarão os impactos da pandemia nas cadeias produtivas da cultura, além de valorizarem a poesia e a arte criada no interior de Minas Gerais ao propor a construção de um acervo dedicado à memória poética local, através da contribuição criativa de artistas de variadas linguagens artísticas“.

Nossa “anja da alegria”

WhatsApp Image 2021 12 17 at 12.23.45
Professora Karla Nascimento, no projeto "Assalto Poético" — Imagem cedida pela professora Karla Nascimento

Foi por meio do seu vasto portfólio de atividades artísticas que a professora Karla Nascimento, do curso de Pedagogia da Univale, foi contemplada com uma das 50 bolsas disponíveis. Um dos vários projetos dos quais ela faz parte, o Anjos da Alegria, por exemplo, tem o objetivo de contribuir com a humanização da assistência à saúde, no Hospital Municipal de Governador Valadares — HMGV. Por meio do projeto criado em 2016, os alunos e professores visitam as enfermarias e levam brincadeiras, músicas e jogos para os pacientes.

Uma outra iniciativa da professora Karla é o “Assalto Poético”, que, nas suas palavras, tem o objetivo de “roubar a atenção e o coração do público”, onde alunos e docentes proclamam suas poesias autorais ou as favoritas de outros autores.

“É uma alegria ter sido selecionada no edital do Psia, pois demonstra um reconhecimento da nossa trajetória na promoção da arte e a possibilidade de ampliarmos as ações que já realizamos. A iniciativa do Instituto Psia é de grande importância para o fomento da arte e da cultura em nossa cidade, porque valoriza os(as) artistas locais e possibilita espaços de criação artística nas mais diferentes linguagens. Ela amplia as oportunidades de fruição artística  para a comunidade valadarense”.