Se você quer escrever livros e já começou a rascunhar as primeiras páginas, ou se tem o desejo de produzir literatura, mas não sabe nem como começar, esta dica é para você: a professora do curso de Jornalismo da Univale e autora de duas obras já lançadas, Zana Ferreira, oferece uma oficina gratuita neste sábado (13), das 8 às 17 horas, no auditório da Inter TV dos Vales (Rua Arthur Bernardes, número 684, Centro).
Para se inscrever no workshop “Como escrever e publicar um livro”, basta clicar no link https://tinyurl.com/WorkshopZana e preencher o formulário. Zana garante que a oficina será bem abrangente, para contemplar desde a pessoa que tem o desejo da escrita e sequer sabe o que irá escrever, até pessoas com intenção de produzir livros profissionalmente. A professora explica que as estratégias são diferentes, conforme o objetivo do autor.
“Às vezes a escrita é só uma realização de um sonho e vai ser mais fácil alcançar aquele objetivo. Mas quando se tem pretensões acadêmicas ou literárias, são estratégias diferentes para utilizar o livro como uma ferramenta para alavancar a carreira. A gente começa por essa questão de objetivos, saber para quem a gente vai escrever. Porque o público pode influenciar no modo como aquela leitura está se desenvolvendo”, comentou Zana.
Publicando a obra
Com dois livros já no mercado, a professora também vai falar das possibilidades de publicação das obras. “No formulário de inscrição eu pergunto se a pessoa já começou a escrever, se tem ideia do que escrever, se é ficção ou não-ficção. À medida do possível, quero conversar com todo mundo, focando nos problemas práticos de cada autor. Às vezes a pessoa não sabe nem o que quer escrever, mas só de ouvir as experiências dos colegas vai ser um conhecimento que vai agregar”, destacou.
Zana revela que a oficina já recebeu inscrições de alunos, egressos e até professores da Univale. Uma das futuras autoras que já garantiu participação é a professora dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, Valéria Alves. Docente da disciplina de Assessoria de Imprensa, Valéria relata que há algum tempo tinha a intenção de escrever sobre o tema, abordando gerenciamento de crises.
“Tenho cases pessoais que poderia usar. Lendo livros de outros autores eu penso que tenho condições de escrever sobre isso, porque tenho experiência. Já tenho um projeto, mas às vezes falta a técnica, e a gente vai adiando. Estarei na oficina de corpo e alma, para tirar esse projeto do papel e torná-lo realidade”, afirmou Valéria.
O workshop será realizado por meio da Lei Aldir Blanc e do Programa Cultura em Toda Parte, da Prefeitura de Governador Valadares.