Obra apresenta estudo sobre o Serviço Nacional de Saúde Pública no Vale do Rio Doce nas décadas de 1940-1960
A professora Maria Terezinha B. Vilarino, professora do curso de Pedagogia e do mestrado da Univale, lança o livro “Hábitos Culturais e Cuidados com a Saúde: resistências e mudanças”. A publicação é da editora Fino Traço e focaliza a experiência da implementação do Serviço Nacional de Saúde Pública (SESP) na região do Vale do Rio Doce nas décadas de 1940-1960.
O livro tem como objetivo analisar os contextos políticos e econômicos da instalação do SESP na região. O ponto central da pesquisa é examinar os interesses e as percepções em torno das transformações culturais que aconteceram nesse período em cidades como Governador Valadares e Colatina.
A publicação é fruto de sua pesquisa de doutorado na UFMG e para esta análise a professora contou com conhecimentos de várias disciplinas, como sociologia, antropologia e história; todas interligadas na discussão para explicar a saúde daquele período.
Lançamento do livro vem em um momento em que é preciso discutir novos hábitos
O tema mais debatido nos últimos tempos tem sido questões de saúde pública, em decorrência à Covid-19. Muito tem se discutido sobre quais são os hábitos de comportamento e higiene para evitar a contaminação pelo vírus. Diante desse cenário, é mais necessário do que nunca trazer pesquisas que discutam temas relacionados à saúde e comportamentos culturais.
A publicação trata um pouco das resistências e desafios da medicina popular, da medicina científica e da educação sanitária que foi implantada entre as décadas de 40 e 60, que ensinava as pessoas a se cuidarem. Segundo a professora, naquela época os agentes de saúde mostravam à população novos hábitos de higiene pessoal, instalação de fossas sanitárias nas casas, campanhas de vacinação, entre outros.
Mesmo que o livro trate de outro momento da história, essa discussão ainda é muito atual, pois precisamos de novas dinâmicas para nos adaptar à nova realidade. É necessário tomar medidas de autocuidado, higiene e mudança de hábitos para prevenção à Covid-19 e outras doenças. Maria Terezinha considera um bom momento para o lançamento do livro.
“Na história, nós lidamos com as mudanças e permanências de aprendizado e reaprendizado, novos hábitos e costumes. A partir desta pandemia, temos um processo de compreensão dessas mudanças. Isso torna um momento especial para o lançamento do livro”, diz a professora.
Maria Terezinha é professora do curso de Pedagogia e hoje ministra disciplinas ligadas às políticas públicas. Ela também leciona também no mestrado Gestão Integrada de Território, na área de saúde pública, comunicação e cultura.
O lançamento do livro será feito em uma live no perfil do Instagram da editora Fino Traço, no dia 17 de dezembro, às 18h. Para conferir, acesse link abaixo.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios