As professoras da UNIVALE contribuíram com estratégias, inovações para aprendizagem e metodologias ativas para aulas ofertadas em EaD
Por: Natalia Lima Amaral
Do dia 20 ao dia 24 de março aconteceu o 27º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância — Ciaed, em Fortaleza (CE) e as professoras da UNIVALE Cristiane Mendes Netto, Wildma Mesquita Silva e Rossana Cristina Ribeiro Morais representaram a Universidade no evento. O congresso teve como objetivo abordar diversos modelos de educação a distância, além de discutir maneiras de evitar o instrucionismo e privilegiar a criatividade nesse processo.
A Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) foi criada em 1995, sem fins lucrativos, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância. Além disso, ela estimula a prática de projetos em diversas formas, incentivando a prática para uma melhora na qualidade dos serviços prestados aos alunos, professores, instituições e empresas que utilizam esse método de ensino.

As professoras da UNIVALE encaminharam algumas propostas, que foram analisadas e aprovadas pela Comissão Científica do evento. Foram elas:
- Apresentação e publicação do trabalho: Uso de podcast como estratégia de feedback formativo na educação a distância;
- Palestra EaD Talk: Como podemos inovar com a aprendizagem baseada em projetos;
- E a oferta do mini curso: Metodologias ativas e criativas para aulas síncronas ofertadas em EaD.
Nos últimos anos, houve um aumento na procura por cursos a distância no Brasil e isso demanda o desenvolvimento e o aumento na qualidade dos serviços ofertados. As professoras da UNIVALE acreditam que a oportunidade foi essencial e Cristiane Mendes Netto diz que poder representar a Universidade nesse congresso internacional é de extrema importância, principalmente para que todos possam conhecer a instituição e suas práticas. Além disso, ela afirma que o momento de troca é fundamental para estar sempre atualizado e em processo de aprendizagem sobre as novas tendências, tecnologias e metodologias empregadas na oferta da educação a distância.
A professora Wildma, que também participou das atividades, compartilhou um pouco sobre o evento. “Este congresso que participamos é um congresso Internacional, e é o maior evento sobre educação a distância do país. A participação no congresso foi de grande importância, pois foram debatidos temas pertinentes à atualidade, além da oportunidade de network e conversas com gestores de outras instituições com o compartilhamento de boas práticas que podem nos inspirar e contribuir para a melhoria contínua da educação a distância ofertada pela UNIVALE.”