Os professores Rondinelly Pereira e Dayane Ferreira participaram do V Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM (Enebim 2023), representando os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Civil e Ambiental e de Arquitetura e Urbanismo da UNIVALE. Rondinelly, coordenador do curso de Engenharia Civil, esteve presencialmente no Enebim, sediado em Aracaju e que discutiu a metodologia BIM, cada vez mais utilizada em projetos de edificações. A professora Dayane Ferreira participou de forma virtual, pois o evento aconteceu na modalidade híbrida, possibilitando a interação.
De acordo com o site do evento, o diagnóstico realizado entre os cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil que participam da Rede de Células BIM da Associação Nacional De Tecnologia Do Ambiente Construído (Antac), demonstra que esforços individuais de docentes para a inclusão do BIM no ensino resultam numa maturidade BIM curricular média.
“Entretanto, esta maturidade BIM curricular não resulta num profissional capacitado em BIM, respondendo às demandas do setor de inovação e produtividade. É requerida uma transformação abrangente e integrada na matriz curricular para incorporar as múltiplas competências BIM: técnicas, operacionais, gerenciais entre outras. Assim, identificar nos conteúdos das disciplinas a interface com competências BIM e determinar objetivos educacionais coerentes é de primordial importância. Este foi o enfoque do V Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM”, diz o site oficial do Enebim.
O professor Rondinelly destaca que o Enebim trouxe grandes contribuições para o processo de aperfeiçoamento do processo de implantação da tecnologia BIM nos cursos da UNIVALE. “A instituição já deu passos importantes neste sentido, como a criação da Célula BIM, formações para docentes, discussão sobre a maturidade BIM e projetos para adequação da infraestrutura e das matrizes curriculares. Além disso, o evento trouxe muito aprendizado, visando a implementação do ensino de BIM por meio de competências, sugestões para planos didáticos e muitas experiências exitosas compartilhadas pelos grupos temáticos”, avaliou o coordenador do curso de Engenharia Civil.